sexta, 12 de agosto de 2022
SIGA-NOS

João Pessoa faz 437 anos e “É proibido cochilar” foi a música mais tocada em shows



Publicado em sexta-feira, agosto 5, 2022 · Comentar 

A liderança ficou com “É proibido cochilar”, de autoria de Antonio Barros, um dos grandes compositores da música regional, com sucessos gravados por Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Elba Ramalho e outros. (Foto: Reprodução)

A cidade de João Pessoa completa 437 anos nesta sexta-feira, 05 de agosto. Em comemoração ao aniversário da capital paraibana, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial e destacou as músicas mais tocadas em shows no município nos últimos cinco anos.

A liderança ficou com “É proibido cochilar”, de autoria de Antonio Barros, um dos grandes compositores da música regional, com sucessos gravados por Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Elba Ramalho e outros.

Logo em seguida, “Frevo mulher”, de Zé Ramalho, apareceu na segunda colocação, seguida por “O xote das meninas”, de Zé Dantas e Gonzagão, em terceiro lugar. Completaram o top 5 “Ar-condicionado no 15”, de autoria de Renno Poeta, Vine Show e Junior Gomes na quarta posição e, empatadas em quinto lugar, “Procurando tu”, de Antonio Barros e J. Luna, e “Eu sei de cor”, de Lari Ferreira, Danillo Dávilla, Junior Pepato e Élcio di Carvalho.

Arrecadação de direitos autorais  

No ano passado, mesmo ainda com o impacto da pandemia do coronavírus, João Pessoa foi o município que mais arrecadou na Paraíba, com uma participação de 52% de toda a receita do estado referente à execução pública de música. O segmento de destaque foi o de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, bares, lojas, academias e outros estabelecimentos comerciais, com 62% da arrecadação municipal.

Já o estado da Paraíba arrecadou, no ano passado, o total de R$ 3,8 milhões em direitos autorais de execuções públicas de música.

“João Pessoa é o principal centro econômico do estado da Paraíba e a cidade sempre contribuiu historicamente com muita cultura e música para o país. Com a retomada de shows e eventos, a expectativa é que a arrecadação em direitos autorais no município e no estado volte a crescer. É fundamental a conscientização de todos sobre a importância do pagamento dos direitos autorais. Além de serem garantidos por lei, eles são destinados a todos aqueles que vivem da música”, afirma Giselle Luz, gerente da unidade do Ecad em Pernambuco e que é responsável também pela atuação na Paraíba.

Top 5 das músicas mais tocadas em shows nos últimos cinco anos em João Pessoa

1 – É proibido cochilar – Antonio Barros

2 – Frevo mulher – Zé Ramalho

3 – O xote das meninas – Zé Dantas / Gonzagão

4 – Ar-condicionado no 15 – Renno Poeta / Vine Show / Junior Gomes

5 – Procurando tu – Antonio Barros / J. Luna

Eu sei de cor – Lari Ferreira / Danillo Dávilla / Junior Pepato / Élcio di Carvalho

Da redação do ExpressoPB
Com informações do ClickPB
Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48