Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo (JEPP) começa a ser implantado em escolas da zona rural de Mari/PB

Publicado em terça-feira, julho 19, 2022 · Comentar 


A cidade de Mari é a primeira da região a implantar o Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo (JEPP) uma parceria do Sebrae e a Prefeitura de Mari através da Secretaria de Educação, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e a Casa do Empreendedor. (veja fotos no final da matéria)

O JEPP foi aberto nesta segunda-feira (18) na Escola Edmilson Baltazar de Mendonça na zona rural do município e se estende a outra unidade escolar, a Escola do Assentamento Tiradentes e contou com a presença do Prefeito Antonio Gomes, da Gerente do Sebrae/Agência Guarabira, Jacy Viana, do Gerente do Programa Empreender Mari e Coordenador da Casa do Empreendedor, Marcos Sales, oportunidade em que também representou o Secretário Severino Ramo, da Instrutora Iara e da diretora escolar Diana Alves.

A primeira etapa do JEPP ocorre com a capacitação dos professores  promovida pelo Sebrae para que possam replicar o conhecimento a crianças e jovens de 7 a 14 anos do nível fundamental de ensino (1º ao 9º ano). “O programa utiliza recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, com cursos que geram interesse sobre o mundo dos negócios e ensinam aos alunos como dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura.”, rege a metodologia da formação.

O objetivo do programa é justamente disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e jovens, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

O Prefeito Antonio Gomes falou dos esforços que sua gestão tem feito para implementar políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento econômico e destacou o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae 2022 que o município conquistou através de dois projetos no setor de empreendedorismo tocado pela gestão municipal.

O Gerente do Programa Empreender Mari e Coordenador da Casa do Empreendedor, Marcos Sales, fez um breve relato de como se deu a intermediação para que o projeto da Educação Empreendedora chegasse a Escola Edmilson Baltazar de Mendonça, desde a Feira de Empreendedorismo realizado pela referida escola em 2021, com práticas empreendedoras envolvendo toda a comunidade escolar até a participação no Forúm de Educação Empreendedora ocorrido em novembro em Campina Grande promovido pelo Sebrae onde foram apresentadas as práticas êxitosas do programa nas escolas de vários municípios do Estado.

Ainda usaram da palavra a Professora Diana, a Gerente do Sebrae, Jacy Viana e instrutora do curso, a Professora Iara, todas reforçando a importância do programa JEPP para a educação das crianças e adolescentes das unidades atendidas.

Os professores contemplados com o JEEP estarão até a próxima sexta-feira voltados para a aprendizagem da metodologia que será aplicada no dia a dia dessas escolas através de projetos com foco no empreendedorismo desenvolvido com as crianças.

Da Redação do ExpressoPB
Com Assessoria 

Comentários