Historiador mariense detalha em artigo “rateio” do orçamento secreto por parlamentares paraibanos; cifras são alarmantes; leia

Publicado em segunda-feira, maio 16, 2022 · Comentar 


O historiar mariense Severino Ramo encaminhou ao ExpressoPB.net um artigo no qual aborda a disponibilidade das verbas do Orçamento Secreto da União para parlamentares paraibanos.

Pelo levantamento feito pelo historiador, a Senadora Daniella Ribeiro (PSD) é a campeã em receber as cifras para encaminhar para suas bases eleitorais.  Cerca de R$ 205 milhões, quase duas vezes mais que todas as despesas do município de Mari entre 2017 e 2020.

Leia a seguir na íntegra o artigo:

O BRASIL E AS MAZELAS QUE ASSOLAM E CORROEM OS PODERES DA REPÚBICA.

O Brasil de hoje convive com anomalia em seu sistema político-eleitoral-administrativo; a separação entre as funções e as atribuições dos poderes foram misturadas em um sarapatel infernal. Pela que foi (está) estabelecido em nossa Carta Magna, o nosso sistema politico estar assentado no seguinte tripé: Poder Executivo, Poder Legislativo e o Poder Judiciário, sendo que cada um destes deve cumprir as suas atribuições de forma harmônicas com os demais.

O Executivo é o responsável pelo planejamento e execução das políticas públicas; também é o responsável pela arrecadação dos impostos pagos pelo cidadão, e, a partir de um planejamento (PPA/LDO/LOA), faz a distribuição dos recursos financeiros para os outros dois poderes, sendo, este, o responsável pela destinação e aplicação da parte do Orçamento Público que lhe foi reservado. Não irei aqui dissertar o papel dos outros dois poderes.

No entanto, com o advento da “nova política” em voga atualmente, o Poder Legislativo assumiu a função do PODER DOS PODERES, assaltando o orçamento público do país e fazendo dele uma MOEDA de troca com os que “topam por dinheiro”; enquanto os governadores e prefeitos que foram eleitos para administrar os seus respectivos espaços territoriais, precisam estar de pires nas mãos e correr atrás de alguma parlamentar para conseguir um verba que deveria ser destinada ao seu Estado/município por direito, via programas e projetos.

Para melhor exemplificar as afirmativas acima, vou apresentar alguns dados concretos sobre a ABERRAÇÃO que está ocorrendo na destinação dos recursos público, especificamente, no Estado da Paraíba.

A senadora Daniella Ribeiro, segundo dados constantes do link abaixo, recebeu do orçamento secreto, no exercício 2021/22 o montante de 204.806.940,00 (duzentos e quatro milhões, oitocentos e seis mil, novecentos e quarenta reais). Por outro lado, um municipio que ocupa a 29ª posição em população no Estado (23 mil habitantes), em quatro anos (2017- 2020), registrou uma despesa de R$ 169.714.000,00 cento e sessenta e nove milhões, setecentos e quatorze mil reais). Vide SAGRES-PB. Ou seja: uma parlamentar que não tem por atribuição comprar, sequer um cachete de melhoral infantil, recebeu quase 5 vezes o valo$ que a prefeitura de Mari recebeu em 5 anos. Vale ressaltar que os dispêndios da prefeitura acima citados se referem a todas as despesas geradas pelo Poder Executivo e Legislativo do município de Mari-PB, no período de 4 anos.

 

VALORES RECEBIDOS POR CADA PARLAMENTAR IDENTIFICADOS NA PLANILHA

Ante a situação posta, acredito que pelo menos duas perguntas devem ser feitas à senadora da Paraíba, Danielle Ribeiro.

Quais foram os municípios da Paraíba que a excelentíssima senhora destinou os recursos públicos (oriundos do orçamento secreto)? E serão investidos em quais políticas públicas?

Como cidadão fico no aguardo das respostas!

Severino Ramo do Nascimento
Professor/Historiador
Atualmente Secretário de Desenvolvimento
Econômico e Agrário de Mari/PB

Da Redação 
Do ExpressoPB/Infográficos: @ExpressoPB

Comentários