EDITORIAL: Upiracktan Santos, liderança popular de reconhecimento merecido

Publicado em sábado, maio 14, 2022 · Comentar 


O jornalista Henrique Filho, da revista Novo Perfil, publicou artigo no início do mês, mais precisamente no dia 04, reconhecendo o trabalho e empenho do líder comunitário Upiracktan Santos, com raio de atuação no estado, para concluir e entregar 100 unidades habitacionais no município de Belém, sua terra natal, através do projeto Minha Casa, Minha Vida Entidades, comandado pela FEPAMOC (Federação Paraibana do Movimento Comunitário), entidade dirigida por Santos durante alguns anos.

Para as famílias foi motivo de glória. Ninguém pode dimensionar a satisfação de alguém que paga aluguel ou mora de favor na casa de outrem, ou até mesmo mora na rua, ter o privilégio de ter sua casa própria.

Mas, até a chegada dessa etapa, o processo foi longo, trabalhoso e espinhoso. Como diz Henrique Filho, “a obra só foi possível de ser realizada graças a um belenense de origem humilde da família dos “Barraqueiros”, que correu atrás, persistiu, muitas vezes foi taxado de louco e desacreditado por muitos […]”.

Belém tem uma grande dívida com Upiracktan, pois apesar de ser seu berço de nascimento, muitas das vezes deixou seu filho jogado à cova dos leões, seja por lhe faltar na hora do voto – ele já foi candidato a vereador na cidade, seja pelo reconhecimento explícito de seu trabalho.

A conclusão e entrega do Conjunto Habitacional no último dia 03 de maio [ parceria do Governo Federal através da Caixa Econômica Federal, FEPAMOC e CEAHP e governo Municipal] é um “cale a boca” em setores da opinião pública de Belém que nunca acreditaram na conclusão do projeto, não pelo projeto em sim, mas simplesmente pelo preconceito de ter a frente de uma ação como esta uma pessoa do povo, gente simples e humilde, como Upiracktan.

Apesar de vir de família humilde, quem conhece a história de Upiracktan se orgulha desse belenense corajoso. Ele vem construindo sua própria história com altivez e ousadia. E para concluir faz-se necessário repetir trecho do jornalista da Novo perfil: Upiracktan realiza um feito que nenhum prefeito fez e um belenense pobre oriundo das camadas mais carentes da sociedade realizou no município.”.

Da Redação 
Editorial 

Comentários