Editora Zé da Luz faz pré-lançamento de narrativa em versos sobre rádio de Mari

Publicado em sexta-feira, maio 6, 2022 · Comentar 


Criado por Fábio Mozart, o livro “História da Rádio Comunitária Araçá em versos” está em trabalho prévio de edição, devendo ser lançado nos próximos meses. A obra apresenta a trajetória da Rádio Comunitária Araçá FM da cidade de Mari na linguagem da literatura de cordel. São mais de cem estrofes sobre a luta da população da cidade para defender e manter sua emissora popular, nos primeiros anos, quando ainda não trabalhava com a outorga do Ministério das Comunicações e sofria forte repressão.

Segundo Sérgio Ricardo Santos, autor da capa e da orelha do livro, Fábio Mozart é um nome que deve ser sempre reconhecido por aqueles que lutam pelo pleno estabelecimento do direito à comunicação no Brasil. “Com seu entusiasmo e inspiração poética através da linguagem do cordel brasileiro, ele faz uma síntese do que foi a história da resistência de um povo para manter sua rádio no ar. Somos parceiros na lida em torno da comunicação. Fiz a capa do livro/ folheto e acho que vale a pena rever a história dessa rádio. De uma forma ou de outra, a rádio Araçá cumpre seu papel na tentativa de reduzir os abismos das desigualdades sociais”, disse Sérgio Ricardo.

Para Nini Soares, Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, o projeto foi proposto pela entidade porque a história da Rádio Araçá está vinculada à Sociedade Zé da Luz que atuou naquela cidade de Mari em projetos culturais nos anos noventa. Conforme Nini, o livro se propõe a apresentar a entidade como um centro de ações culturais que se espalham pelo Estado. “Conforme regras estatutárias, a Sociedade Zé da Luz tem atuação na Paraíba, e estamos presentes em muitos projetos nas cidades de Itabaiana, Pilar, Juripiranga, Ingá, João Pessoa, Mari, Solânea. Bananeiras e outras localidades, ajudando a fazer o registro da história desses municípios que se constroem e reconstroem diariamente, através das ações da população”, afirmou.

Da Redação 
Com Tribuna do Vale 

Comentários