terça, 17 de maio de 2022
SIGA-NOS

UFPB em Bananeiras oferece 160 vagas em curso preparatório para o Enem



Publicado em quarta-feira, abril 27, 2022 · Comentar 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), em Bananeiras, deu início às inscrições para o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa, que tem o apoio da Reitoria e integra as ações da UFPB em prol da sociedade, é direcionada para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que já concluíram ou que estejam cursando prioritariamente o 3° ano do ensino médio e pretendem realizar o Enem.

Os interessados devem realizar a sua inscrição até o dia 18 de maio, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos – SIGEventos. Como forma de seleção, no dia 19 de maio, os candidatos serão submetidos a três etapas de avaliação.

Em um primeiro momento, ocorrerá uma entrevista de sondagem do perfil socioeconômico e estudantil do interessado. Após isso, será aplicado presencialmente, uma prova com cerca de 20 questões objetivas de múltipla escolha. Esta, abordará áreas da linguagem e ciências humanas, exatas e da natureza.

Ainda no dia 19 de maio, além de apresentarem cópias da documentação exigida para inscrição, os candidatos devem entregar, como donativo, um pacote de alimento não perecível, os quais irão compor cestas de alimentos para doação pelo projeto a famílias carentes, uma iniciativa solidária de contribuição no combate à fome, realizadas anualmente pelo projeto.

As etapas serão utilizadas como critério para seleção e/ou desempate, caso o número de candidatos seja maior que o de vagas. A lista dos selecionados será divulgada no dia 20 de maio.

A aula inaugural, que dará as boas-vindas aos estudantes, acontecerá no dia 20 de maio, às 19h, no Auditório Central do CCHSA. O início das aulas preparatórias está previsto para acontecer no dia 23 de maio. Elas ocorrerão de forma presencial, no Bloco de Aulas Prof. Alcides Marcelino de Oliveira Filho, no campus III da UFPB, em Bananeiras.

O curso preparatório terá a duração de 8 meses e além das atividades em salas de aula, serão oferecidos durante o período do curso intensivo: aulões itinerantes presenciais nos finais de semana – em municípios atendidos pelo projeto, orientações vocacionais, mesas de debates e cinco treinamentos virtuais com temáticas que envolvem empreendedorismo, sustentabilidade, gestão, aproveitamento de resíduos e diversidade de gênero.

O Cursinho do CCHSA atende a 14 municípios do agreste paraibano e conta com o apoio de algumas prefeituras municipais. A ação visa a inclusão social e educacional de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica de forma a ampliar a possibilidade do ingresso dos estudantes em cursos de graduação, contribuindo para formação sociocultural que promova o exercício pleno da cidadania.

Quanto à importância da ação para os vestibulandos, o coordenador geral do curso preparatório, Prof. Marcos Barros, pontua: “Os estudantes vêm de cidades do interior e conhecem a Universidade, os cursos de graduação, cursos técnicos, mestrados, o que é uma grande oportunidade. Muitos, convivendo dentro da Instituição, encontram motivação e até optam pelos cursos que oferecemos aqui. Então ganha a Universidade, os estudantes e a sociedade”.

Segundo o docente, o cursinho tem uma importância social e econômica para a região. “Ajudou a realizar sonhos e a ascensão de grandes profissionais. Alguns, hoje, já concluíram mestrado e doutorado em universidades federais. Temos entre os ex-alunos professores universitários, administradores, engenheiros e dentistas, por exemplo.Temos orgulho até da retribuição quando ex-alunos do cursinho passaram por nossas equipes como professores”, destacou o professor Marcos.

Além de contribuir com o ensino aprendizado dos jovens, o Prof. Marcos também destaca as contribuições à formação dos alunos de graduação, que “terão oportunidade de vivenciar novas experiências, articulando teoria e prática, ampliando o conhecimento”.

O Projeto teve início em 2007 e vem sendo ofertado desde então. Cerca de 5 mil alunos e suas famílias foram beneficiadas nesses 16 anos. Somente na etapa remota de 2020 e de 2021, foram beneficiados 2.650 alunos de todos os estados brasileiros, inclusive alunos brasileiros residentes no exterior.

Este ano, segundo o Prof. Marcos, a quantidade foi reduzida, comparado a edições anteriores, devido a cortes orçamentários e ao distanciamento preconizado pela comissão de biossegurança do Campus II no contexto da pandemia SARS-CoV-2.

O curso preparatório promove atividades específicas e complementares ao ensino médio, por eixo de conhecimento contextualizado para o Exame Nacional subdividido por áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática e suas Tecnologias.

Além do coord. geral, Prof. Marcos Barros, fazem parte da equipe organizadora do curso preparatório: Prof. Dr. Lauro Pires Xavier Neto (Coordenador Pedagógico); Alexsandra Carneiro de Andrade (Colaboradora), Prof. José Ribeiro de Morais Filho (Coordenador e Ouvidor para Assuntos Administrativo do Projeto) e o Prof. Luis Felipe de Araújo (Supervisor Pedagógico).

Para mais informações basta entrar em contato com a Secretaria do cursinho por meio do e-mail: cursinhoproenem.cchsaufpb@gmail.com ou acessar o perfil do Instagram do curso: @cursinho_cchsa_ufpb

Da redação/ Com PB Agora

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48