Com Bananeiras fazendo seu São João deslocado, o Circuito Junino do Brejo, que inspirou outras rotas juninas, se sucumbi

Publicado em quinta-feira, abril 21, 2022 · Comentar 


Lançado a partir de uma articulação do Fórum de Turismo do Brejo, o projeto cultural Circuito Junino do Brejo foi lançado em 2018 consolidando uma parceria entre os municípios no entorno de Bananeiras que vinha realizando desde anos anteriores os festejos juninos de forma planejada e executada de maneira que cada município integrante do Circuito tivesse suas programações adequadas com as de seus vizinhos.

Com a pandemia, o circuito foi suspenso, o projeto teve solução de continuidade, mas com o retorno das festividades esse ano, esperava-se o retorno da rota, o que já está visível que não deve acontecer.

A cidade de Bananeiras, desde o início do ano que se antecipou e anunciou um São João próprio e diferente dos anos anteriores, tanto que nesta quarta-feira (20) fez o lançamento oficial de sua programação junina (veja aqui toda a programação 2022).

Solânea, já definiu sua programação de Santo Antonio, enquanto que Belém, Caiçara, Borborema e Serraria, que também faziam parte do Circuito Junino do Brejo ainda não formalizaram seus eventos.

O Circuito Junino do Brejo, inspirou gestores de outras regiões do estado para criar uma rota turística bastante parecida, como é o caso da região do Vale do Piancó, no sertão do Estado, onde a Associação dos Municípios do Vale do Piancó, reuniu 14 prefeituras em 2019 para firmaram parceria e fortalecer a criação do Circuito Junino do Vale do Piancó.

Na mesma região polarizada por Guarabira, prefeitos de 5 cidades criaram o Arraiá do Interior, uma rota cultural inspirada no Circuito Junino do Brejo integrando a rota as Cidades de Jacaraú, Pedro Régis, Lagoa de Dentro, Duas Estradas e Serra da Raiz.

A rota Arraiá do Interior ainda não se desfez oficialmente e a expectativa é de que possa ser reeditada agora em 2022.

O FTB não se pronunciou sobre o assunto e se quer emitiu uma nota a respeito, como fez em 2020 comunicando o cancelamento dos eventos devido a pandemia, mas pelo que parece o circuito está definhado.

Da Redação 
Do ExpressoPB

 

Comentários