PoderData: Com saída de Moro, Bolsonaro cresce 15 pontos entre seus eleitores de 2018

Publicado em segunda-feira, abril 18, 2022 · Comentar 


O presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu 15 pontos percentuais entre aqueles que votaram nele no segundo turno de 2018 e pretendem repetir o voto neste ano, de acordo com a nova rodada da pesquisa PoderData desta segunda-feira 18. De acordo com o instituto, a alta foi estimulada pela saída do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil).

Há apenas um mês, o ex-capitão tinha 47% das intenções de voto entre aqueles que dizem ter votado nele no segundo turno daquele ano. O índice que pretende repetir o voto é de 62% no levantamento desta segunda-feira.

Os demais candidatos, segundo a pesquisa, não têm variações significativas. Ciro Gomes (PDT) e Lula (PT), por exemplo, recuam 3 pontos percentuais. Lula tinha 20% e agora soma 17%; Ciro tinha 6% e agora tem 3%.

João Doria (PSDB) segue o caminho inverso, mas muda o patamar dentro da margem de erro. Há um mês, o tucano somava 2% das intenções de voto entre eleitores de Bolsonaro em 2018. O volume em favor de Doria registrado nesta segunda-feira é de 4%.

André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) mantêm o mesmo percentual, de 2%. Eymael (PSC), que não estava na lista passada, tem 1%. Todos os demais candidatos não pontuam neste segmento do eleitorado.

Eleitores de Haddad

Já entre os eleitores que disseram ter votado em Fernando Haddad (PT) em 2018, Lula é quem recebe o maior percentual: 73%. O índice também se movimentou 3 pontos percentuais para baixo em um mês.

Bolsonaro, por sua vez, conseguiu atrair mais 5% dos votos de Haddad no período, saltando de 2% para 7%. Ciro, que tinha 7%, caiu para 2%. Doria, por sua vez, saiu de 4% para 1% entre aqueles que votaram no petista.

Entre os demais candidatos, Janones tinha 3% e passou a somar 4% e Tebet perdeu seu único ponto. Leonardo Péricles (UP) e Vera (PSTU), que não eram listados na última pesquisa, aparecem nesta rodada com 1% das intenções de voto.

Brancos e nulos

Outra movimentação significativa ocorreu entre eleitores que dizem ter votado branco/nulo no segundo turno de 2018. Há um mês, 53% diziam que votariam em Lula nas eleições de outubro deste ano. Nesta segunda, o volume caiu para 33%.

Ciro Gomes segue como maior ‘herdeiro’ de votos neste segmento. O pedetista tinha 15% das indicações há um mês e saltou para 27% nesta nova rodada da PoderData. Bolsonaro, por sua vez, oscila 2 pontos para baixo, saindo de 16% para 14%.

Com exceção de Janones, que saiu de 1% para 4%, nenhum outro candidato pontua neste segmento.

” alt=”” aria-hidden=”true” />

Para chegar aos resultados desta segunda-feira, a PoderData ouviu 3 mil pessoas entre os dias 10 e 12 de abril. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

Da redação/ Com Carta Capital

Comentários