Porto de Cabedelo terá obras de R$ 97 milhões e mais de 700 novas vagas de emprego

Publicado em quarta-feira, março 30, 2022 · Comentar 


O canal de acesso e a bacia de evolução do Porto de Cabedelo, na Grande João Pessoa, vão passar por obras de dragagem e o terminal vai ganhar ainda um pátio de regulação de caminhões, truck center, orçados em R$ 97 milhões. O investimento deverá ampliar a capacidade de movimentação de cargas no Porto de Cabedelo em até 57%.

Dragagem

O serviço incluirá o aprofundamento do canal de acesso que passará dos atuais 9,14 metros a 11 metros de profundidade. Já a bacia de evolução (área de manobra dos navios na área do complexo portuário), passará a ter 300 metros de largura. A expectativa é que sejam criadas 672 novas vagas de trabalho.

Pátio de regulação de caminhões

Já o truck center, o pátio de regulação de caminhões de Cabedelo, deve regular o estacionamento dos veículos de carga, reduzir a formação de filas de caminhões que circulam em Cabedelo, melhorar a relação porto-cidade.

O pátio funcionará como centro de apoio logístico, organizando o fluxo e estacionamento de veículos com agendamento de entrada e saída para os terminais, terá uma área pavimentada de estacionamento para 140 caminhões.

O espaço será destinado ainda ao funcionamento de restaurantes e lanchonetes, banheiros e outros serviços, com área de apoio de 300 metros quadrados, duas edificações para administração e salas para locação, além de vias com circulação interna e estacionamento de veículos de passeio.

A previsão é de que o truck center gere cerca de 30 empregos diretos. O pátio será construído numa área que integra a poligonal do Porto de Cabedelo, na Retroárea do Jacaré.

Início das obras

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), esteve nessa nesta terça-feira (29) em Cabedelo, onde assinou os contratos. O início dos trabalhos está previsto para junho e deve ser realizado em quatro meses, entre as fases de mobilização, execução e desmobilização.

João Azevêdo também assinou o contrato com a empresa Eicomnor Engenharia e Caruso Soluções Ambientais e Tecnológicas, vencedora da licitação ocorrida neste mês para a supervisão da obra e pela execução da gestão ambiental, do apoio técnico e do acompanhamento dos serviços de dragagem e derrocagem de aprofundamento por resultado.

Da redação/ Com Portal Correio

Comentários