Desespero: Mariupol é invadida por russos e 100 mil pessoas não conseguem fugir

Publicado em terça-feira, março 22, 2022 · Comentar 


Corpos mortos são colocados em uma vala comum nos arredores de Mariupol, na Ucrânia – Evgeniy Maloletka/AP Photo/Imagem

Mariupol, cidade portuária no sul ucraniano, teria sido invadida por tropas russas na tarde desta terça-feira (22/3), pelo horário de Brasília. Segundo autoridades do país, 100 mil pessoas estariam na região e não conseguiram fugir.

De acordo com informações publicadas por agências internacionais de notícias, Mariupol – área considerada estratégica pela Rússia, por sua posição geográfica – estava cercada, mas os militares não teriam conseguido entrar na cidade.

A Human Rights Watch descreveu a cidade como “uma paisagem infernal congelante repleta de cadáveres e prédios destruídos”. Segundo o governo ucraniano, 93% das residências foram devastadas pela guerra.

Autoridades locais disseram que duas bombas grandes foram atiradas na direção da cidade. Para eles, os russos teriam a intenção de dizimar Mariupol.
A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, afirma que civis não estão conseguindo fugir de Mariupol devido à falta de corredores humanitários.

Em declaração à imprensa internacional, ela disse que o bombardeio das forças russas impediu que equipes de resgate acessassem o local.

Sitiada

A Rússia ainda não confirmou a entrada em Mariupol, mas tem reiterado que não executa ataques contra civis. No fim de semana, o governo ucraniano descartou a possibilidade de entregar a cidade para tropas do Exército russo. A Rússia queria que a rendição ocorresse até 7h de segunda-feira (21/3).

Fumaça ao redor de complexo industrial de Mariupol após várias explosões ocorridas durante invasão russa da Ucrânia
22/03/2022
AZOV/Divulgação via REUTERS

Mariupol é o último grande centro ucraniano a resistir na faixa entre a Crimeia e o território russo, e está sob ataques constantes e em colapso.

O guerra avança pelo 27º dia de conflito. Russos e ucranianos ainda não encontraram um consenso para pactuar o acordo de cessar-fogo.

Ministros dos dois países adiantaram, nesta terça-feira (22/3), suas expectativas para os próximos dias. A Rússia cobrou celeridade nas negociações de paz. Na contramão, a Ucrânia acredita em, ao menos, mais três semanas de bombardeios.

Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Metrópoles

Comentários