Ex-Flu, zagueiro do Shakhtar Donetsk chega ao Rio após escapar da guerra da Ucrânia: ‘Graças a Deus conseguimos sair de lá’

Publicado em terça-feira, março 1, 2022 · Comentar 


Marlon (C) chega ao Rio fugindo da Ucrânia — Foto: Reprodução/GloboNews

O jogador Marlon Santos, zagueiro do Shakhtar Donetsk, e sua família chegaram nesta terça-feira (1º) ao Rio de Janeiro fugindo da guerra na Ucrânia. Eles deixaram Kiev no último sábado (26).

Marlon já teve passagem pelo Fluminense e morava na Ucrânia com a mulher e três filhos.

“Agora é um alívio, a ficha começa a cair, foi uma coisa muito intensa. Rever a família é muito gratificante”, disse. “Agora é orar pelos que ficaram na Ucrânia.”

“Você escuta os caças sobrevoando, barulho de bombas. Começou a faltar alimento. Era difícil manter a calma. As mulheres e as crianças foram muito fortes”, narrou.

Ele contou que nos três dias de viagem não houve nenhum incidente. “Graças a Deus conseguimos sair de lá.”

Bruno, jogador de um clube da segunda divisão da Ucrânia, também estava no voo. “Guerra é uma coisa diferente, a gente só via pelo videogame”, afirmou.

No fim da tarde desta terça, estava prevista a chegada ao Rio de Diego Silva, do Kolos. Outros brasileiros que atuavam em clubes ucranianos desembarcaram em São Paulo.

Ainda em solo ucraniano, Adriana, mulher de Marlon, gravou um vídeo de dentro do carro quando deixavam a capital. O casal, que tem três filhos, deixou tudo para trás e saiu levando só algumas roupas.

“Estamos indo em comboio com todos os brasileiros até a estação de trem. Está tudo muito assustador. Mas eu quero que vocês saibam que estamos a caminho e que orem muito pela gente”, disse Adriana.

Marlon, ex-Flu, com a mulher e os filhos — Foto: Reprodução/TV Globo

Marlon, ex-Flu, com a mulher e os filhos — Foto: Reprodução/TV Globo

Conflito

A Rússia iniciou uma operação de invasão da Ucrânia na madrugada da última quinta-feira (24). Desde então, os brasileiros passaram dias de angústia até conseguir deixar o país.

O Ministério das Relações Exteriores informou neste domingo (27), em nota, que 80 brasileiros já deixaram a Ucrânia e foram para países fronteiriços.

Ainda, segundo o Itamaraty, cerca de 100 brasileiros registrados na embaixada do Brasil em Kiev ainda estavam em solo ucraniano. A reportagem não conseguiu entrar em contato com o órgão nesta terça (1º) para atualizar esse número.

A Rússia exige que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) interrompa sua expansão em direção ao leste. Putin disse considerar inaceitável a filiação da Ucrânia à aliança militar comandada pelos Estados Unidos.

Segundo Putin, a Rússia se viu sem escolhas a não ser se defender contra o que ele classificou como ameaças da Ucrânia — um estado democrático com uma população de 44 milhões de pessoas.

Da Redação 
Com G1

Comentários