sexta, 21 de janeiro de 2022
SIGA-NOS

Tornado em Santa Catarina tem rajadas de vento de 130 km/h



Publicado em quinta-feira, janeiro 6, 2022 · Comentar 

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado no município de Timbó, na região do Médio Vale do Itajaí, entre a tarde e a noite desta quarta-feira (5). O vento estimado na região passou de 130 km/h.

De acordo com a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco do órgão, a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliadas ao calor sazonal e à disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.

“Essa condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, informa o documento.

Publicações no twitter mostram carrocerias tombadas pelo tornado e estruturas retorcidas. Não há relato de pessoas feridas ou mortas em decorrência dos fortes ventos.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, postou em sua conta no Twitter um vídeo mostrando o estado em que ficou a cidade de Timbó após a passagem do tornado. As cenas mostram áreas alagadas e galpões destelhados.

O relatório da Defesa Civil também aponta que a precipitação chegou a 66 mm no município de Guabiruba; 60 mm em Brusque; e 38 mm em Timbó.

Da redação/ Com Canal Rural

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48