Exportações brasileiras de carne suína cresceram 80% em cinco anos

Publicado em quarta-feira, janeiro 5, 2022 · Comentar 


As exportações de carne suína do Brasil somaram 1 milhão de toneladas em 2021, a melhor marca da série história.

De acordo com o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, nos últimos cinco anos, o volume embarcado pelo país aumentou 80%. “O que mostra que o Brasil conquistou espaço no mercado internacional da proteína e se tornou um competidor importante. O grande desafio agora é manter o ritmo”, afirma.

No caso de carne de frango, o Brasil, segundo maior produtor da proteína, manteve a posição de maior exportador e conquistou mais um recorde. “No frango, o Brasil ‘nada de braçada’. Para o mundo comer carne de frango, o mundo precisa do Brasil”, disse Ferreira. Em 2021, o país exportou 4,24 milhões de toneladas da proteína.

Já na carne bovina, o país, que exportou 1,55 milhão de toneladas em 2021, teve o desempenho prejudicado pelo embargo chinês, que durou mais de cem dias. “A China respondeu por mais de 50% da carne bovina exportada pelo Brasil em 2021. O embargo de pouco mais de três meses prejudicou o país. Nós ficamos abaixo da marca de 2019, quando 1,56 milhões de toneladas foram embarcadas. A China derrubou o embargo em dezembro, mas não havia mais tempo para recuperar”, explica.

Da redação/ Com Canal Rural

Comentários