Lei de Proteção aos Militares: policiais e bombeiros paraibanos realizam protesto

Publicado em quarta-feira, dezembro 29, 2021 · Comentar 


Na tarde dessa terça-feira, 28, policiais e bombeiros militares paraibanos realizaram um protesto em João Pessoa. Segundo informações, a concentração ocorreu em frente ao Palácio da Redenção, sede do Governo da Paraíba, e seguiu pela avenida Beira Rio até a Granja Santana, residência oficial do governador.

O motivo da mobilização foi contra a Lei de Proteção aos Militares, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

De acordo com as duas categorias, a nova lei vai provocar perdas financeiras no momento da aposentadoria dos militares. Além disso, eles reivindicam também aumento salarial, alegando defasagem e perda do valor de compra nos últimos anos.

No fim da passeata, a categoria se aglomerou em frente à Granja, com gritos de protestos e reclamações direcionadas ao governador João Azevêdo (Cidadania) e aos deputados estaduais paraibanos que votaram a favor da nova lei.

A lei ainda precisa ser sancionada pelo governador para que possa ter validade, mas o Governo do Estado já disse que ela vai sim ser sancionada. Conforme o Poder Executivo, a lei não retira direitos das categorias, e é uma exigência do Sistema de Proteção Social dos Militares, que foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2019. O Sistema cria uma previdência específica tanto para as Forças Armadas quanto para as carreiras militares estaduais.

Ainda segundo o Governo da Paraíba, as unidades da federação foram obrigadas por essa lei federal a criar normas específicas para cada um dos estados. E o prazo final era justamente dezembro deste ano.

Por meio das redes sociais, João Azevêdo informou que está prevista para 4 de janeiro de 2022 uma reunião com representantes das categorias para discutir remuneração, subsídios e reajustes.

Da redação/ Com Paraíba Online

Comentários