Vídeo mostra homem correndo algemado a moto de PM; ‘andando igual escravo’, diz gravação

Publicado em quarta-feira, dezembro 1, 2021 · Comentar 


Um vídeo divulgado nas redes sociais (veja aqui) mostra um homem algemado correndo atrás de uma moto conduzida por um policial militar em São Paulo.

A Polícia Militar informou que abriu um inquérito policial militar para apurar o caso e que “repudia tal ato” (veja a íntegra da nota ao final da reportagem).

O caso ocorreu por volta das 15h desta terça na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na região da Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo.

No vídeo, é possível ver um homem negro, de calça preta e camiseta de manga comprida, algemado na traseira da moto de um policial militar. O homem corre para conseguir acompanhar a moto do PM, que avança por meio da faixa de ciclistas de uma avenida.

Em um determinado momento, um homem fala: “Olha aí, ele algemou e está andando igual um escravo”.

O ouvidor das Polícias do estado, Elizeu Soares Lopes, afirmou que irá pedir para a PM apurar a conduta do agente. “Isso é uma atrocidade. Vamos tomar as devidas providências. Amanhã, abriremos um procedimento.”

O que diz a PM

“A Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional. A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta.” 

Da Redação 
Com G1

Comentários