PB entra em alerta após cidades de PE registrarem casos de lesões na pele que provocam coceira

Publicado em sexta-feira, novembro 26, 2021 · Comentar 


A Secretaria Estadual de Saúde está em alerta após o registro de lesões na pele que provocam coceiras em moradores de cidades do vizinho estado de Pernambuco. O alerta epidemiológico foi emitido na quarta-feira (24) pela secretaria.

Vote no PARLAMENTAR E POLÍTICO mais influente de 2021

No alerta, é recomendado aos profissionais da saúde que notifiquem imediatamente, em até 24 horas a partir da suspeita inicial, de todos os casos suspeito à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.

“O objetivo deste alerta epidemiológico é informar a rede de saúde, pública e privada, sobre a ocorrência de surto de lesões cutâneas a esclarecer nos municípios pernambucanos: Recife, Camaragibe, Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, visto a proximidade dos mesmos com o estado da Paraíba e por se tratar de casos com etiologia a esclarecer. Os casos suspeitos devem ser notificados e, posteriormente, investigados, visando esclarecer o evento e adotar as medidas cabíveis”, diz o alerta.

Na Paraíba não há registro oficial de casos parecidos.

Casos
Mais cinco cidades de Pernambuco registraram ontem (25) casos de moradores com lesões na pele que provocam coceira: Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca e Itapissuma, no Grande Recife, e Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte. Com esse acréscimo, divulgado nesta quinta (25), subiu para 11 o número de municípios com notificações de ocorrências ligadas ao surto.

A lista inclui, ainda, Recife, Camaragibe, Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata. As pessoas relatam coceira intensa, com lesões avermelhadas espalhadas pela pele. A causa do surto é desconhecida e segue em investigação

Agora, dos 14 municípios do Grande Recife, dez apresentam casos. Nazaré da Mata é a primeira cidade do interior a fazer a notificação.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), constam, no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs), até agora, 199 casos sintomáticos que apresentaram erupção cutânea e coceira.

Esses números, no entanto, divergem dos informados pelos municípios individualmente. As prefeituras apontam para a identificação de mais de 300 casos no Grande Recife e na Zona da Mata Norte.

Os primeiros casos do surto apareceram no Recife, no início do mês passado.

Investigação
De acordo com a SES-PE, os casos estão sob investigação clínica, epidemiológica e laboratorial pelos municípios, com apoio da equipe técnica da SES-PE, Lacen-PE e especialistas.

Da Redação 
Com ParlamentoPB 

Comentários