Alta no preço da carne provoca falta de ovos em mercados

Publicado em quarta-feira, novembro 24, 2021 · Comentar 


A alta no preço da carne acentuou a falta de ovos nas gôndolas dos supermercados em outubro. O fenômeno se deu porque os brasileiros começaram a consumir mais ovos para substituir outras proteínas nas refeições.

A indisponibilidade de ovos nos mercados subiu em relação a setembro e foi de 16,2%, segundo o levantamento feito pela empresa Neogrid, que presta serviços para a gestão da cadeia de suprimentos. Nenhum produto teve índice tão elevado quanto os ovos no mês passado.

Outro problema para o abastecimento de ovos deriva da batalha que produtores travam com o varejo para repassar o aumento de custos com a ração de animais e com o frete. O diretor de operações da Neogrid, Robson Munhoz, disse que “o abastecimento tende a demorar um pouco mais porque as negociações [entre produtores e o varejo] poderão se estender”.

O aumento no consumo também elevou o índice de indisponibilidade da margarina nos mercados. O número foi de 12,2% em outubro, quase três pontos a mais do que no mês anterior. Por ser um produto mais barato, a margarina virou uma opção mais viável num cenário de inflação acentuada e de perda do poder de compra da população. A Neogrid constatou que houve queda nas vendas de manteiga no período analisado.

Da redação/ Com Metrópoles

Comentários