
O médico neurocirurgião Luiz Severo falou sobre o Alzheimer, que tem acometido vários brasileiros. O Alzheimer é uma doença progressiva que destrói a memória.
Durante entrevista a uma emissora de rádio, Luiz explicou que um dos principais sintomas do Alzheimer nos pacientes é a demência.
“O Alzheimer é uma doença degenerativa em que há perda de células importantes, que são os neurônios, em determinadas regiões do cérebro. Isto gera alterações cognitivas. O que leva um paciente ou mesmo um familiar a procurar um médico é o quadro demência”, falou.
A demência nem sempre é ocasionada pelo Alzheimer. Pessoas com deficiência de vitamina B12, problemas na tireoide, depressão, alterações no fígado e nos rins podem ter sintomas semelhantes ao Alzheimer sendo necessário fazer uma biopsia no cérebro.
“Para o diagnóstico da doença de Alzheimer o paciente tem um quadro neurológico associado à exclusão de outras causas. O diagnóstico dá para ser feito por biópsia cerebral”, explicou.
O paciente com Alzheimer sempre menciona momentos e pessoas que fizeram parte do seu passado.
Embora haja medicamentos e uma vacina contra o Alzheimer tenha sido criada por pesquisadores da Universidade de Leicester, que fica localizada no Reino Unido, a doença ainda não tem cura.
“A medicação que temos hoje diminui a perda cognitiva naqueles tipos de Alzheimer que são mais brandos. É igual a doença de Parkinson, não tem cura, trata os sintomas”, destacou Luiz.
O médico recomenda que as pessoas realizem atividades físicas, aprendam uma nova língua, façam exercícios manuais e mudem a rotina para estimular o cérebro e evitar o Alzheimer.
Da redação/ Com Paraíba Online





