Oposição já projeta 35 votos contra PEC dos Precatórios no Senado

Publicado em sexta-feira, novembro 12, 2021 · Comentar 


O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse à coluna já contabilizar 35 votos na Casa contra o texto da PEC dos Precatórios aprovado pela Câmara na terça-feira (9/11).

A projeção, se confirmada, inviabilizará a aprovação da proposta no Senado. Isso porque, para ser aprovada na Casa, uma Proposta de Emenda à Constituição precisa de votos de ao menos 49 dos 81 senadores.

Pelo levantamento de Randolfe, há votos contrários à matéria não só em bancadas da oposição, como PT, PDT, Rede e Cidadania, como em siglas independentes e governistas, entre eles, Podemos, PSDB, MDB e PROS.

A proposta é uma das principais pautas de interesse do governo atualmente, porque viabiliza o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400 de dezembro deste ano até o final de 2022.

Resistência

Senadores do MDB, sigla dona da maior bancada na Casa, preveem que a PEC só será aprovada se o texto da Câmara for alterado pelo relator no Senado, que será o líder do governo, Fernando Bezerra (MDB-PE).

Os senadores resistem tanto ao parcelamento do pagamento de precatórios quanto à mudança no cálculo do teto de gastos. Essa mudança viabilizará não só o Auxílio Brasil como permitirá incremento de emendas parlamentares.

Da redação/ Com Metrópoles

 

Comentários