Cabo Gilberto e Nilvan Ferreira postam “tatuagem no ânus contra Bolsonaro”, mas protesto foi contra Trump em 2017

Publicado em domingo, outubro 10, 2021 · Comentar 


Em mais uma da saga de desinformação no estado, o deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) e o presidente do PTB na Paraíba, Nilvan Ferreira, publicaram no sábado (9) uma foto do que, segundo eles, seria um homem que teria tatuado o ânus com um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Conteúdo tem claro intuito de atacar opositores do atual chefe do Planalto. A informação é FALSA. O Contrapoder checou.

”Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro”, são os dizeres – com caixa alta dos autores – que acompanha uma foto do momento da suposta tatuagem. Confira publicações:

A verdade

tatuagem na verdade foi feita em 2017, pelo artista espanhol Abel Azconacomo forma de protesto contra o presidente dos Estados Unidos à época, Donald Trump. O slogan de campanha “Make America great again” foi tatuado pelo performer espanhol. A imagem que o deputado e o comunicador usam para ilustrar a publicação sequer foi feita no Brasil, muito menos neste ano, nem tampouco trata-se de um protesto contra Bolsonaro. Veja matéria de O Globo (inclusive, com a foto):

Basta uma busca nos mecanismos de pesquisa de imagem do Google para a farsa ser desfeita. O blog Contrapoder rapidamente identificou a origem real da foto.

As publicações com desinformação tiveram mais de 8,1 mil curtidas e mais de 5,6 mil comentários, apenas no Instagram de Cabo Gilberto e Nilvan. A tática pode ser utilizada para enganar seus seguidores, como forma de buscar engajamento para “treinar” os algoritmos de suas redes sociais, com objetivo de ter mais alcance nas próximas publicações.

O deputado e o comunicador, ambos bolsonaristas, tentaram mais uma vez atacar opositores de Bolsonaro – ou mais especificamente, ao que tudo indica, o campo da esquerda, porém, espalhando desinformação e partindo para um lado esdrúxulo da política.

É como diz João 8:32: “conhecereis a verdade, e a verdade os libertará”.

Da Redação 
Com ContraPoder

Comentários