Campanha de vacinação contra raiva animal quer imunizar 639 mil cães e gatos na Paraíba

Publicado em quarta-feira, setembro 29, 2021 · Comentar 


O Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES) definiu para o próximo sábado (9) o início da campanha de vacinação contra raiva animal. A meta é de imunizar 639.083 animais, sendo 440.414 cães e 198.669 gatos, até 12 de novembro.

A mobilização começará com um ‘Dia D’. Serão 800 postos de vacinação distribuídos nos 223 municípios paraibanos, com atendimento das 8h às 17h. De acordo com o chefe do Núcleo de Zoonoses da Secretaria, Francisco de Assis, os municípios já receberam as informações e insumos da campanha, como seringas, agulhas e vacinas.

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral que pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animas infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas. A doença atinge o sistema nervoso central e em praticamente todos os casos leva à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais. A única forma de evitá-la é por meio da vacinação anual dos animais. O imunizante não possui contraindicação.

A Paraíba não registra caso de raiva humana transmitida por cães há 22 anos. Os dois últimos casos da doença registrado no estado foram em 2015, em Jacaraú, e em 2020, em Riacho dos Cavalos. No caso de Jacaraú, o animal envolvido foi um felino, contaminado por uma variante oriunda de morcegos hematófagos. Já em Riacho dos Cavalos, o animal agressor foi uma raposa.

Devem se vacinar contra raiva animal os cães e gatos com idade a partir de três meses.

Da redação/ Com Portal Correio

Comentários