
A massa de ar frio que atua desde terça-feira (27) no Brasil, segue derrubando as temperaturas em boa parte do país. Na madrugada desta quinta-feira (29) a temperatura mínima chegou a -10ºC na região de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, área que também teve o registro de neve, assim como na região serrana do Rio Grande do Sul, conforme já indicavam as previsões meteorológicas.
O dia também amanheceu com temperaturas negativa no Paraná. De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros chegaram a registrar -4.2 no centro-sul paranaense.
“Devido à intensidade dos ventos no decorrer da madruga, mesmo com temperaturas negativas sendo registradas em grande parte das regiões, as condições não foram favoráveis a formação de geada em diversos setores do estado”, destaca o meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri.
Para os próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta laranja para boa parte de país. A onda de frio deve continuar derrubando as temperaturas e podendo favorecer geadas em áreas do setor produtivo.
“Risco à saúde. Temperatura 5ºC abaixo da média por período de 03 até 05 dias”, afirma a publicação oficial do Inmet, válido em toda a região sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, São Paulo, áreas de Minas Gerais e centro-sul de Goiás.
Entre as culturas mais afetadas com o inverno deste ano estão café, milho, cana-de-açúcar, citrus e hortifruti. “Persiste a previsão de Onda de Frio até o dia 1° de agosto. A partir do dia 1º de agosto, as temperaturas gradativamente começam a subir”, acrescenta o Inmet.
Para a próxima madrugada, o Inmet mantém a previsão de geada entre moderada e forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, a tendência é de geada entre fraca e moderada.
Da redação/ Com Notícias Agrícolas





