Bolsonaro defende mais uma vez o voto impresso e diz que eleição é “questão de segurança nacional”

Publicado em sexta-feira, julho 23, 2021 · Comentar 


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa quinta-feira que tem de haver eleições no país, mas que o processo precisa ser transparente e que não haja desconfiança quanto à lisura do resultado, ao defender novamente a adoção do voto impresso e alegar que está se antecipando a problemas.

“Eu passo a faixa para qualquer um sem problema nenhum em eleições limpas. Sempre aprendi que a democracia não tem preço, gaste o que for necessário”, disse ele, em sua tradicional transmissão semanal ao vivo pelas redes sociais.

“Tem que haver eleição, tem que haver voto, mas eleição transparente, não queremos desconfiança”, acrescentou.

Bolsonaro tem afirmado, sem apresentar provas, que o sistema de urna eletrônica –pelo qual se elegeu não só presidente, mas vereador e deputado federal por várias vezes– é sujeito a fraudes.

Ao contrário do que ele afirma, no entanto, o sistema eletrônico de votação é auditável e, desde a implementação da urna eletrônica em 1996, nunca foi comprovada uma fraude realizada em todas as eleições feitas desde então.

Ao atacar a urna eletrônica recentemente, Bolsonaro chegou a afirmar que não haveria eleição em 2022 se o voto impresso não fosse aprovado pelo Congresso Nacional, o que gerou fortes reações no Judiciário e no Legislativo, levando Bolsonaro a baixar o tom.

Na transmissão pelas redes sociais, Bolsonaro não comentou sobre o caso, relatado em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, em que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, teria feito chegar ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ameaças de que não haveria eleição no ano que vem sem a aprovação da proposta de voto impresso que tramita na Casa.

Bolsonaro disse apenas que endossava a nota do ministro da Defesa, que negou os relatos da ameaça, embora tenha reafirmado a defesa de uma discussão do voto impresso.

O presidente, no entanto, destacou que as eleições são uma questão de segurança nacional e que a não utilização do voto impresso pode gerar problemas caso sejam alegadas fraudes.

Da redação/ Com Reuters

Comentários