Complexo solar que será construído no sertão paraibano terá capacidade de fornecer energia a mais de um milhão de residências

Publicado em sexta-feira, junho 11, 2021 · Comentar 


A Paraíba ganhará uma nova usina de energia solar fotovoltaica em 2023. O Complexo Solar Santa Luzia, da empresa Rio Alto, começa a ser construído no mês que vem, entre os municípios de Santa Luzia e São Mamede, no Sertão paraibano, e deve ficar pronto em janeiro de 2023, conforme apurou o ClickPB.

A novidade foi anunciada em uma live na manhã desta sexta-feira (11), com o governador da Paraíba, João Azevêdo, e o representante da Rio Alto, Edmond Farhat, além de outros representantes do Governo do Estado.

O complexo deverá ter capacidade de geração de energia suficiente para abastecer 1,1 milhão de casas populares. Este será o segundo empreendimento da empresa na Paraíba. A Rio Alto já havia construído o Complexo Solar de Coremas, município que possui o maior índice de radiação solar do Brasil.

Edmond Farhat afirmou que o novo projeto é cinco vezes maior do que o de Coremas e deverá gerar cerca de dois mil empregos diretos e 8 mil empregos indiretos. Ele lembrou que em Coremas foram gerados 850 empregos diretos e que 99% deles foram destinados a pessoas da região.

Ele também destacou que a empresa formou uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para oferecer estágios aos estudantes do curso de Energias Renováveis da instituição.

Além disso, uma parceria entre a empresa e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) resultou em um projeto que busca localizar as 750 nascentes do Rio Paraíba, que estão espalhadas por 18 municípios paraibanos. Até o momento, 116 nascentes já foram verificadas. Será analisado quais delas precisam ser revitalizadas e a Rio Alto deve auxiliar nesse processo.

Durante a live, também foi anunciada a abertura da maior fábrica de painéis solares da América Latina em João Pessoa, pela Balfar Solar.

Da redação/ Com Click PB

Comentários