Em decisão com cara de revanche, Bahia enfrenta o Ceará em disputa por título do Nordestão

Publicado em sábado, maio 8, 2021 · Comentar 


Bahia e Ceará terão, neste sábado, 90 minutos para definir o campeão da Copa do Nordeste 2021. A partida está marcada para 16h (de Brasília), no Castelão, em Fortaleza. Para o Tricolor baiano, a disputa pelo título tem cara de revanche, já que a última vez que venceu o Vozão foi em 2018. Desde então, foram oito confrontos, com seis vitórias para o time cearense e dois empates.

No sábado passado, o Ceará voltou a ser uma pedra no sapato do Bahia. Jael marcou de falta, nos acréscimos do segundo tempo, o único gol da partida de ida da final, realizada no estádio de Pituaçu. O resultado deu ao Vozão a vantagem de conquistar o título regional com um empate neste sábado. O Tricolor baiano precisa vencer por dois gols de vantagem para assegurar o troféu no tempo regulamentar. Um triunfo por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

Além de ter um histórico recente desfavorável diante do Ceará, o Bahia também não tem um bom retrospecto em finais contra o Alvinegro. Em 2015 e na última temporada, as duas equipes se enfrentaram na disputa pelo título. Em ambas ocasiões, o Vozão levou a melhor.

Para contrariar os números mais recentes, o técnico Dado Cavalcanti precisará driblar desfalques. O zagueiro Luiz Otávio foi expulso no jogo de ida e cumpre suspensão automática. Pelo terceiro amarelo, Patrick e Nino Paraíba também estão fora do jogo no Castelão. Mesmo indisponíveis, os três viajaram para Fortaleza a pedido da comissão técnica, para reforçar a moral do grupo.

Se a defesa está desfalcada, o ataque ganha um reforço importante. Fora do empate com o Independiente, pela Sul-Americana, Rossi volta a ficar à disposição de Dado Cavalcanti. O atacante é o vice-artilheiro da equipe na temporada, com cinco gols marcados, e contribuiu com quatro assistências.

Outro retorno é o de Douglas Friedrich. O goleiro testou positivo para Covid-19 e desfalcou a equipe em quatro partidas. Recuperado, ele está relacionado para a partida deste sábado, mas sem presença garantida na equipe titular, uma vez que só voltou aos treinos no início da semana. A tendência é que Matheus Teixeira comece o jogo.

Dessa forma, Dado Cavalcanti deve armar o Bahia com Matheus Teixeira; Renan Guedes, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Jonas (Matheus Galdezani), Daniel e Thaciano; Rodriguinho, Rossi e Gilberto.

O jogo

Ceará x Bahia, final da Copa do Nordeste 2021
Onde:
 Castelão, Fortaleza;
Quando: sábado, 8 de maio, às 16h (de Brasília);
Provável time do Bahia: Matheus Teixeira; Renan Guedes, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Jonas (Lucas), Daniel e Thaciano; Rodriguinho, Rossi e Gilberto;
Desfalques do Bahia: Luiz Otávio, Nino e Patrick (suspensos), Anderson Martins e João Pedro (machucados);
Pendurados do Bahia: Gilberto, Lucas Fonseca, Matheus Bahia e Rossi;
Arbitragem: Denis da Silva Ribeiro Serafim apita a partida. Ele será auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira. O trio é de Alagoas. O VAR será operado por Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, árbitro do Rio Grande do Norte.

Da redação/ Com Globoesporte.com

Comentários