Engenheiro que liderou construção do prédio do HULW morre em João Pessoa

Publicado em terça-feira, abril 20, 2021 · Comentar 


Morreu, nessa segunda-feira (19), o engenheiro civil e professor Newton de Araújo Leite. Ele sofreu três acidentes cardiovasculares (AVC) nos últimos anos, mas morreu vítima de complicações neurológicas causadas pelo Alzheimer e Mal de Parkinson.

Newton Leite era docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em nota, a instituição destacou que o engenheiro participou de momentos históricos do hospital-escola, incluindo a construção do prédio que atualmente abriga o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa.

Responsável por administrar a obra, Newton Leite foi o primeiro diretor-superintendente do hospital (1976 a 1981). Em 1988, voltou à função, em gestão que durou até 1992.

Além disso, atuou como foi professor e foi diretor da divisão de Hospitais de Ensino da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

Newton Leite foi também consultor da Financiadora de Estudos Públicos (Finep), diretor da Associação Brasileira de Hospitais Universitários de Ensino e coordenador-geral dos hospitais universitários do MEC.

Da redação/ Com Portal Correio

Comentários