terça, 22 de junho de 2021
SIGA-NOS

Paraíba contabiliza mais de 9,4 mil novos ‘MEIs’ no primeiro trimestre de 2021



Publicado em quarta-feira, abril 14, 2021 · Comentar 

Levantamento divulgado pelo Sebrae nesta terça-feira (13) mostrou que a Paraíba registrou 9.420 novos microempreendedores individuais (MEIs) no primeiro trimestre de 2021. O dado indica crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram contabilizados 9.064 novos registros. Já em comparação ao ano de 2019, o crescimento foi de 20,4%, uma vez que no primeiro trimestre daquele ano foram abertos 7.824 novos MEIs.

O levantamento do Sebrae Paraíba também aponta que cinco municípios concentram 59,1% do total de novos MEIs abertos no primeiro trimestre de 2021. A cidade que lidera esse ranking é João Pessoa, onde foram abertos 3.324 novos MEIs no período. Em seguida, aparecem Campina Grande, com 1.372 novos registros, Santa Rita, com 344, Patos, com 284, e Cabedelo, onde foram verificados 243 novos MEIs.

De acordo com a gerente da Unidade de Estratégia e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os números refletem a nova realidade do mercado, imposta, principalmente, pela pandemia do coronavírus.

“O crescimento do número de MEIs afirma um comportamento de busca por alternativas e por novas oportunidades frente aos desafios impostos pela pandemia. Além disso, é em um cenário de dificuldades e de novas necessidades de consumo de produtos e serviços que surgem os novos empreendimentos. Essa ligeira adaptação ao que é exigido do novo comportamento de mercado é traduzida fielmente em números de novos negócios formalizados”, explicou.

Criada com o objetivo de incentivar a formalização de profissionais autônomos, a categoria do microempreendedor individual (MEI) é considerada a principal porta de entrada para o mundo dos negócios. Para ser considerado MEI, o faturamento anual do negócio não pode ultrapassar o valor de R$ 81 mil. Ao se formalizar e passar a contar com um CNPJ, o empreendedor pode emitir notas fiscais, contratar até um funcionário e acessar uma série de benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-maternidade e pensão por morte.

Interessados em se tornar microempreendedor individual podem acessar o site oficial do governo federal.

Da redação/ Com Portal Correio

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48