Ministro da Educação anuncia exoneração do presidente da Capes

Publicado em segunda-feira, abril 12, 2021 · Comentar 


Benedito Guimarães Aguiar Neto deixou o cargo de presidente da Capes — Foto: Divulgação/Mackenzie

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nesta segunda-feira (12) a exoneração do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Ribeiro disse que o próximo presidente “será um profissional de perfil técnico e acadêmico, cujo nome será divulgado oportunamente”. Ele não explicou a razão para a mudança.

A Capes é responsável por avaliar os cursos de pós-graduação, divulgar as informações científicas, promover a cooperação internacional e atuar na formação de professores da educação básica.

A exoneração de Aguiar ainda será publicada no Diário Oficial da União nesta segunda (12), segundo o MEC. Antes de assumir a Capes, Aguiar foi reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também atuou o ministro Milton Ribeiro.

Criacionista

Nomeação do novo presidente da Capes recebe críticas

A nomeação de Aguiar, ainda na gestão Abraham Weintraub, provocou grandes críticas por ele ser defensor do criacionismo, teoria que se baseia na fé na criação divina, ou seja, que Deus criou a vida (veja acima reportagem do Jornal Nacional à época da nomeação).

À frente da universidade, ele promoveu eventos para defender a teoria. A comunidade científica refuta o criacionismo.

À época, a “Science”, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo, disse que a nomeação de um defensor do criacionismo para comandar a agência que avalia os programas de estudo de graduação no Brasil “deixou cientistas preocupados sobre a interferência da religião na ciência e na política educacional”.

Da redação/ Com G1

Comentários