Em Sapé, prefeitura entrega veículos, abre leitos, troca mais de 600 lâmpadas, paga salário em dia e retoma obras inacabadas

Publicado em sábado, abril 10, 2021 · Comentar 


Em 100 dias de gestão, completados nesse sábado (10), o prefeito de Sapé, Major Sidnei (Podemos), desenvolveu uma série de ações: pagou salário a todos os servidores dentro do mês trabalhado, trocou mais de 600 lâmpadas, assegurou água para três comunidades, pagou mais de R$ 3 milhões de dívidas e retomou obras inacabadas da gestão anterior. Na próxima semana, o gestor vai anunciar um pacote de ações que incluem a criação de programas, entrega de veículos e leitos hospitalares, além do lançamento de órgão municipal.

Nestes primeiros meses de governo, a Prefeitura realizou a reposição de mais de 600 lâmpadas na zona urbana e rural do município, colaborando para a redução de custos com a iluminação pública, uma vez que as novas lâmpadas são de led, o que reduzem em até 80% o consumo de energia. Também retomou obras inacabadas pela gestão anterior, como a construção do galpão da Feira Central.

Promessas antigas que a população aguardava também foram executadas: o calçamento das Travessas Márcia Fernandes e Castro Pinto a resolução dos problemas de saneamento básico na Rua Laura da Silva Torres foram ações entregues aos sapeenses dentro dos 100 dias. A gestão municipal vem atuando para garantir água de qualidade para a população. Nesse período já foram 6.680 pessoas contempladas e 17 localidades que tiveram segurança hídrica garantida.

Na educação, a gestão inovou para continuar garantindo acesso à educação na pandemia. A Secretaria de Educação de Sapé tem criado material online didático para as crianças da rede municipal de ensino. Os vídeos, gravados em uma sala de aula da escola Pedro Ramos, que foi transformada em núcleo de produção, seguem a proposta curricular e auxiliam os professores no processo de elucidação das crianças. A Secretaria também criou um programa específico para atender os alunos que possuem alguma deficiência cognitiva.

A Prefeitura de Sapé entregou no dia 1º de abril mais de oito toneladas de peixes e três toneladas de arroz para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de moradores da zona rural. A ação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e aconteceu após seis anos sem distribuição de alimento na Semana Santa no município. Na zona rural, a entrega foi feita nas comunidades de Renascença, Inhauá, Sítio Pedras, Sapucaia, Barra de Antas, Nova Vivência, Souza e Carnaúba. Além de peixe e arroz, os kits de alimento entregues continham macaxeira e coco.

De acordo com prefeito Major Sidnei, os 100 dias foram marcados por desafios. “Desde que tomei posse, me deparei com uma situação financeira bem complicada, prazos e contratos não cumpridos pela administração anterior, mas trabalhamos arduamente para honrar os compromissos, pagar os servidores em dia e ir além dos problemas, com ações focadas na mobilidade urbana e calçamento de vias, segurança alimentar, melhorias na feira central, resolução de problemas de abastecimento nas comunidades, e tudo isso é só o começo do que pretendemos fazer em prol da nossa população. Esse pacote traz justamente essa mensagem de que há muitos projetos em andamento”, pontuou.

Saúde – Com a pandemia do coronavírus, a gestão tem realizado uma série de ações para conter o avanço da covid-19. Editou decretos com medidas de enfrentamento e prevenção à pandemia, realiza testagem em massa da população e vem desenvolvendo ações educativas e de fiscalização. Já as campanhas adotadas, “A Pandemia Não Acabou” foca em medidas de conscientização e o “Esquadrão Xô Covid” sai às ruas com atividades como distribuição de máscara e sanitização de espaços públicos.

Para prestar atendimento direcionado às pessoas diagnosticadas com o coronavírus, a Prefeitura abriu o ‘Centro Covid-19’, local que realiza testes da doença e consultas com os infectados. Na imunização, a gestão já aplicou mais de cinco mil doses de vacinas contra a covid-19, superando o número de pessoas que contraíram o vírus desde o ano passado, em um total de 2,2 mil casos. Recentemente, o prefeito assinou a manifestação de interesse de adesão ao consórcio público para compras de vacinas. A iniciativa pode acelerar ainda mais a imunização na cidade.

Calamidade pública – A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o decreto calamidade pública no município de Sapé em razão da crise de saúde decorrente da pandemia do coronavírus (covid-19). A solicitação é necessária para se manter um plano municipal de resposta efetivo para esta condição de saúde de ampla repercussão populacional. Sapé encontra-se na bandeira vermelha no Plano Novo Normal do Governo do Estado.

Secretaria de Comunicação – Sapé 
Assessoria de Imprensa

Comentários