Secretária Chefe de Gabinete apresenta em nota razões de sua nomeação na gestão de Sobrado/PB

Publicado em quarta-feira, março 24, 2021 · Comentar 


Olinaldo Martins da Silva – Prefeito Constitucional. Joílson Pereira da Silva – Vice-prefeito Fátima Barbosa – Chefe de gabinete

A redação do ExpressoPB.net recebeu nesta terça-feira (24) um release com a apresentação da Secretária Chefe de Gabinete do Prefeito da cidade de Sobrado, cidade localizada na Zona da Mata da Paraíba.

A Professora Fátima Barbosa se apresenta como filha de agricultores da terra que aprendeu com seus pais a importância de cultivar, com humildade e respeito, o que há melhor nas pessoas “- a humanidade.”.

Na nota, a secretária se diz grata ao prefeito Leo Martins e se compromete a acolher o  povo e atender as demandas apresentadas.

Veja a nota na íntegra:

Quem é a chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Sobrado-PB? 

Filha de agricultores da terra, aprendeu com meus pais a importância de cultivar, com humildade e respeito, o que há melhor em nós – a humanidade. Experenciar a vida ao lado do outro, requer não apenas fazer parte dela, mas valorizar a trajetória de cada uma.

Me sinto extremamente orgulhosa pela educação recebida – não seria o ser humano, nem teria os princípios que possuo, se não fosse pelos valores aprendidos. Muito mais do que apoiar, é perceber a grandiosidade do ato de dar as mãos, de somar forças, de escutar: estou contigo; ir em busca e ensinar a partir do próprio exemplo de vida alguém a não desistir de seus sonhos.

Isso, eu aprendi desde cedo, quando me despedia de meus pais nas manhãs de sol intenso ou chuvosas, nem sempre, na proteção de um guarda-sol/chuva, tinha de enfrentar diversos obstáculos que apesar de seus percalços, nunca me fizeram desacreditar daquilo que poderia alcançar.

Penso que a tradução do trecho desta canção, define muito bem os ensinamentos que recebi, mesmo diante dos momentos difíceis, existia uma sensação de que: “em algum lugar, acima do arco-íris, lá em cima, existe uma terra de que eu ouvi falar uma vez numa canção de ninar. Em algum lugar, acima do arco-íris, o céu é azul e os sonhos que você ousa sonhar, se tornam realidade, verdade. Vou […] acordar num lugar além das nuvens, onde os problemas se derretem feito balas de limão, bem pra lá do topo das chaminés – é lá que você vai me encontrar. Pássaros azuis voam acima do arco-íris, se pássaros azuis voam contentes acima do arco-íris, por que eu não posso voar?” (Somewhere Over The Rainbow)

Esse encorajamento e essa persistência são frutos de lutas de uma filha, de uma mãe, de uma esposa, de uma professora que se considera ter se tornado mais forte ao longo tempo e que as marcas da vida só a deixou mais dedicada, solidaria, capaz de enxergar no outro a oportunidade de promover a alteridade humana.

Nessa linha do tempo, o berço em que foi educada é o mesmo em que lhe proporcionou a concretização de um sonho. A menina que brincava de ser professora na escola que amava, se viu lecionando onde aprendeu suas primeiras palavras. A Escola Cândida Emília da Rocha passava a ser palco de ensinamentos de que nunca tivera esquecido.

A partir de então, a prof.ª Fátima Barbosa tinha uma missão – a de cuidar de vidas, assim como os médicos – acredita que também pode salvar vidas. Especialmente, por acreditar que à escola é a esperança de transformação de milhares de vidas.

– A escola confia em quem muitas vezes está desacreditado. Ela aprimora os potenciais de nossos aprendizes e em cada experiência os conduzem as possibilidades de superação. A escola, abre seus muros para que novos mundos e realidades sejam construídas. O/a professor/a se torna um agente multiplicador de sonhos, ele/a acorda os sujeitos para seus projetos de vida – ora adormecidos, guardados, desmotivados. O/a professor/a cuida, vive para o outro, para a coletividade.

Quero nessas singelas palavras afirmar que é necessário semear a esperança, e isso não significa simplesmente esperar por algo acontecer, mas colher em um futuro não tão distantes frutos maduros, doces, a certeza de que o tempo não falha com aqueles que tendem a continuar suas buscas.

Eis o segredo: ensinar o voo, mas não um voo rasante ou superficial, de aterrisagem fácil. Voos, então, que nas turbulências mais difíceis, haja a confiança de que não há rotas ou barreiras insuperáveis, pois o conhecimento, aquele de mundo, aquele que à escola ensina e incentiva, que faz a gente ter vontade de aprender, nos faz aptos para os desafios da vida.

– Acredito na educação, na ciência como instrumento de fazer uma sociedade melhor/transformada – que cuida de gente, de sonhos.

Sinto-me feliz por cada etapa vivida, que me fizeram ser quem sou hoje – de estudante à professora, de liderança à candidata a vereadora nas últimas eleições. O convite do prefeito Léo me levou a fortalecer, ainda mais, os ideais que anseio – não seria diferente quando se tem uma equipe que preza pelos direitos e pela qualidade do serviço público para o povo sobradense.

Independentemente do resultado daquela eleição em que participei como candidata, senti-me honrada – a confiança não é algo que se atribui sem se ter passado pelo crivo da vida.

Hoje, no cargo que me fora confiado, a qual é grata ao prefeito Léo, homem integro, digno, simples como a gente, os agradecimentos por acreditar no profissionalismo de uma mulher que aprendeu a lidar com diversas responsabilidades e entre elas, a de tornar o processo de humanização essencial nas relações humanas – tento levar até a população um atendimento de excelência, de transparência, coordenado com muito respeito, comprometimento e dedicação – uma acolhida fervorosa, que abre as portas da casa e do coração, que dá as boas-vindas através do olhar, do abraçar, do falar, do agir.

Acolher o nosso povo e atender a tantas outras demandas é uma satisfação enriquecedora – é uma oportunidade de contribuir com a administração que zela e prioriza o seu povo – um povo que é forte, guerreiro, que vive em uma terra de gente feliz – é poder retribuir os aprendizados que a vida me trouxe. 

Da Redação 
Do ExpressoPB

Comentários