Paraíba chega ao maior número de leitos desde o início da pandemia e planeja novas aberturas ainda esta semana

Publicado em quarta-feira, março 24, 2021 · Comentar 


Na luta para tentar suprir a demanda crescente de casos moderados e graves do novo coronavírus, que precisam de internação, a Paraíba já conta com 1.134 leitos, sendo 502 de Unidades de Terapias Intensivas e 632 de enfermarias. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, o número de leitos já é o maior registrado desde o início da pandemia.

Segundo o gestor, os dados reforçam a constante ampliação que está sendo dada para conseguir atender a demanda de pacientes contaminados com a Covid-19. “Houve robusta ativação de leitos no Plano de Contingência para Covid-19 em todo estado, de 359 leitos de UTI e 533 leitos de enfermaria no início de março para 512 leitos de UTI e 622 leitos de enfermaria até 24/03/2021, constituindo um elevado número de leitos ativos – 1.134”, destacou.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados obtidos pelo ClickPB, em julho de 2020, a Paraíba contava com uma média de 1.000 leitos, sendo 377 leitos de UTI e os demais de enfermaria.

Atualmente, 24 pacientes estão na fila de espera por um leito. São 20 pessoas em fila de UTI, sendo que 11 delas estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo 09 em João Pessoa, e as demais estão em hospitais. Também há 04 pessoas em fila de enfermaria, sendo três em UPAs, uma delas em João Pessoa, e as demais em hospitais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão para os próximos dias é de mais aberturas de leitos no Sertão e demais regiões do Estado. De acordo com o boletim epidemiológico da SES, desde a última atualização, a ocupação total de leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, chega a 90%. Em Campina Grande estão ocupados 74% dos leitos de UTI adulto e no sertão 90%.

Da redação/ Com Emanuelle Leite Assessoria

Comentários