Deputada afirma que 8 de março é um dia para ressaltar a luta das mulheres e não de receber mimos

Publicado em segunda-feira, março 8, 2021 · Comentar 


Nesta segunda-feira, dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data marca o avanço das lutas e das conquistas femininas a diversos direitos, contudo, para a deputada Pollyanna Dutra, o dia não deve ser apenas comemorativo, muito menos deve ser um dia de envio de flores e mimos, mas sim, acima de tudo, deve ser um dia de reflexão a respeito das lutas, que continuam até hoje.

“Avançamos nos direitos da mulher, mas ainda há muito a ser feito”, destacou a parlamentar, que reiterou a necessidade de um estímulo do poder público ao empoderamento e à participação feminina nos espaços de poder.

“Esse é o momento de pararmos de fazer as nossas reflexões individuais e pensarmos coletivamente, juntas. Não é dia de recebermos flores ou mimos, mas é um dia para ressaltar as nossas lutas. O dia de hoje marca a luta de mulheres que não desistiram, mas resistiram diante de tantos desafios. Avançamos com a conquista de diversos direitos: a conquista do voto, a conquista dos espaços no mercado de trabalho, a emancipação feminina… Conquistar esses espaços não foi fácil. Na política, por exemplo, ainda somos tão poucas. No Parlamento Estadual da Paraíba somos apenas 6 de 36 ao passo que somos a maioria da População e do eleitorado”, comentou a deputada.

Para Pollyanna Dutra, o momento de polarização que o país vive traz um sentimento latente e necessário: a sororidade, sobretudo partindo das mulheres que ocupam espaços de poder.

“Ocupamos os espaços de poder para fazer a diferença e acrescentar algo novo na história política da Paraíba. Precisamos avançar ainda mais. Isso é necessário. Política é lugar de mulher também. Precisamos usar esses espaços de poder para avançar, precisamos praticar a sororidade, estimular a emancipação e fazer disso uma alternativa para saída de ciclos de violência e de pobreza. Precisamos, nós, que ocupamos espaços de poder, corrigir direitos que foram negados às nossas mulheres. Quando fazemos isso, quando empoderamos as nossas mulheres, não só mudamos uma vida, mas ajudamos a mudar o mundo”, pontuou.

Mais qualidade e relevância. Para Dutra, esses são pontos que se ressaltam quando as pautas femininas são tratadas por mulheres. “Temas ligados à mulher precisam ser discutidos por mulheres. Isso dá mais relevância aos debates. A presença das mulheres na política é um indicador de qualidade e isso empodera todas as mulheres”, comentou, reiterando que, acima de tudo, o dia de hoje é de reflexão acerca de uma luta que não acabou.

“Hoje nos faz refletir e lembrar que essa luta continua, por isso deixo minha singela homenagem à firmeza, ao encanto e à sensibilidade, à luta das mulheres da nossa Paraíba”, finalizou.

Da redação/ Com Ascom

Comentários