SIGA-NOS

Mari: Representantes da SEDEA participam de videoconferência com pesquisadores do IITA-Nigéria e UFPB sobre tecnologia e desenvolvimento da cultura do inhame

Na manhã desta quarta-feira, 04, o secretário do desenvolvimento econômico e agrário (SMDEA), Severino Ramos e o gerente de agricultura e desenvolvimento sustentável, Adelaide Araújo participaram de reunião virtual com doutorando Antonio Pereira Neto (UFPB-PPGAGRO) e o Dr. Patrick Adebola do Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA-Nigéria).

O continente africano conta com principais países produtores e detentores de tecnologia da cultura do inhame no mundo, respondendo por 97% da produção dessa cultura e tendo a Nigéria como seu principal produtor. O alimento inhame é de grande importância e representa a segurança alimentar daqueles povos.

O convite para participar do evento partiu do pesquisador e doutorando Antonio Pereira Neto (UFPB-PPGAGRO) mediador e articulador da conferencia; além dos membros da SMDEA participaram também representantes da Secretaria Municipal da Agropecuária e da Pesca (SAP), o professor Dr. Carlos Gadelha da universidade Federal da Paraíba e José Sávio do Banco do Nordeste.

O Dr. Patrick Adebola, renomado melhorista de plantas, atuando no melhoramento de inhame por mais de vinte anos. É líder do projeto “Inhame africano”, que é apoiado pela Fundação Bill e Melina Gates para o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a melhoria da cultura do inhame, tendo como objetivo aumentar o valor nutricional das culturas, melhorar a produção e a segurança alimentar das pessoas.

Na ocasião o Dr. Adebola apresentou o processo de melhoramento do inhame e as principais variedades desenvolvidas, as quais foram melhoradas para diversos usos e regiões de países do oeste africano, detendo um banco de germoplasma com mais de 1000 acessos. O pesquisador nigeriano se colocou à disposição para realizar parcerias com o Brasil, através das universidades e prefeituras presentes, objetivando disponibilizar variedades e fazer estudos da cultura do inhame em nosso país.

Participaram da videoconferência, o Secretário Vinicius Pedroza e o Assessor Técnico Wendell Lima, com o apoio de Sergio Henrique e Paulo Romero que fizeram a tradução simultânea, pois a reunião foi realizada em inglês. Participaram também os membros das secretarias de agricultura de Mari-PB, Severino Ramos e Adelaido Pereira, o representante da UFPB, Prof. Dr. Carlos Gadelha e o representante do Banco do Nordeste, José Sávio.

Segundo o Dr. Patrick Adebola há uma possibilidade concreta em se firmar parceria entre os entes participantes da videoconferência, na qual será possível a disponibilização de materiais existentes no banco de germoplasma da Nigéria para as instituições interessadas, do Brasil e da região.

Como encaminhamento foi criado um grupo de trabalho que irá formular uma proposta a ser apresentada ao Dr. Patrick Adebola representante da fundação.  A posterior serão realizadas outras ações direcionadas a desenvolvimento da cultura do Inhame da região.

Da Redação 
Com Assessoria 

Comentários