SIGA-NOS

Botafogo recebe Sport para evitar queda antecipada à Série B no Brasileiro

Um equilibrista numa corda bamba. A cena, talvez, possa representar a realidade do Botafogo. Na noite de hoje (5), a equipe alvinegra encara o Sport e um passo em falso representará a queda. Na lanterna do Campeonato Brasileiro, uma derrota logo mais decreta o rebaixamento do Glorioso à Série B, o terceiro na história do clube de General Severiano. O jogo no estádio Nilton Santos começa às 20h (de Brasília).

Com apenas 24 pontos conquistados, o time comandado pelo técnico Eduardo Barroca precisa de uma vitória para manter viva a esperança de escapar da degola — objetivo que para ser concretizado precisará de uma sequência de bons resultados.

Não à toa, segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo entra em campo com 99,9% de chance de cair. E há mais um obstáculo nesta luta: o desempenho em casa. A equipe é a pior mandante do campeonato, com apenas duas vitórias em seus domínios: contra Atlético-MG e Palmeiras, ambas ainda no primeiro turno — foram mais cinco empates e nove derrotas.

Se o cenário parece de difícil reversão, os alvinegros podem, ao menos, se apegar ao último duelo entre os times. Das quatro vitórias até aqui no Brasileiro, uma foi justamente sobre o Sport. No primeiro turno, na Ilha do Retiro, o Glorioso, então comandado por Bruno Lazaroni, venceu por 2 a 1, com gols de Honda e Caio Alexandre.

Na ocasião, o time de General Severiano conseguia o segundo triunfo consecutivo — havia vencido o Palmeiras na rodada anterior —, chegava à 12ª colocação e se distanciava da parte inferior da tabela. De lá para cá, porém, a caminhada na competição teve bastidores agitados, troca de treinadores, derrotas em sequência e um rebaixamento que se mostra cada vez mais próximo.

Autor de um dos gols daquela noite, Honda, que chegou para ser a grande estrela da temporada, nem está mais no clube. O contrato foi rescindido em dezembro, em um acordo com o clube.

Agora, inserido em uma outra situação, o Botafogo busca desesperadamente o triunfo e, para isso, há a chance de mudanças na equipe titular. Contra o Palmeiras, na última terça-feira (2), Barroca apostou em jovens da base e alguns podem até mesmo serem mantidos.

Há uma ideia de que, nesta reta final da competição, jogadores que fazem parte dos planos para a próxima temporada possam ser utilizados para avaliações. Paralelamente a isso, o departamento de futebol atravessa uma reformulação.

É por todo esse contexto que o jogo desta noite se tornou de “vida ou morte” para o Botafogo. A conquista dos três pontos pode ser um passo a mais para o “milagre”, mas um tropeço será o fim da linha.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO x SPORT
Competição
: Campeonato Brasileiro
Data: 5 de fevereiro de 2021, sexta-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Kevin, Kanu, Sousa, Victor Luis; Zé Welison, Romildo, Caio Alexandre; Matheus Nascimento, Cesinha e Rafael Navarro. Técnico: Eduardo Barroca

SPORT: Luan Polli; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão, Betinho, Thiago Neves e Ewerthon; Marquinhos e Dalberto. Técnico: Jair Ventura

Da redação/ Com UOL

Comentários