Juíza suspende pesquisa eleitoral para prefeito em Sapé após coligação do Major Sidnei acusar ilegalidade

Publicado em terça-feira, novembro 10, 2020 · Comentar 


A juíza Andréa Costa Dantas Botto Targino, da 4ª Zona Eleitoral em Sapé, determinou a suspensão da pesquisa sobre as intenções de voto para prefeito no município. A coligação ‘A Força da Mudança’, do candidato a prefeito Major Sidnei (Podemos) entrou com representação apontando que houve registro de dados divergentes em relação ao perfil econômico dos eleitores de Sapé e que não foi informada a ponderação do percentual de eleitores a serem pesquisados. Além disso, a coligação relata o “histórico de irregularidades por parte da empresa responsável pela pesquisa e seu representante legal, eis que a mesma é alvo de ação penal e de diversas representações por irregularidade de pesquisa, o que a torna inidônea para fazer pesquisas nesta Zona.”

Conforme apurou o ClickPB, a pesquisa do IMAPE (Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas) foi registrada junto ao TSE sob o número PB-09571/2020, no dia 5 de novembro, realizada entre o domingo (8) e esta terça-feira (10) e com previsão de divulgação para esta quarta-feira (11), no Blog do Ninja, contratante da consulta eleitoral.

A coligação do Major Sidnei também acusa que o responsável pelo blog que contratou a pesquisa já foi assessor de Aguinaldo Ribeiro, que é do mesmo partido do também candidato a prefeito, Luizinho, concorrente do Major Sidnei nas Eleições 2020 em Sapé. A representante diz que o Blog do Ninja faz propaganda positiva para Luizinho e negativa para Major Sidnei e que, estranhamente, o blog apagou há quatro dias várias matérias sobre Luizinho para “emanar uma falsa imparcialidade.”

“O responsável pelo blog que contratou a referida empresa tem histórico de empregos juntos à figura mais proeminente do partido Progressista na Paraíba atualmente, o deputado Aguinaldo Ribeiro, o qual já teve o referido jornalista dentre seus assessores, cargo da mais alta confiança. O Partido Progressista pertence à Coligação SAPÉ PARA FRENTE no Município de Sapé, que tem como candidato a Prefeito o Senhor Luiz Limeira (LUIZINHO) “. (5) o blog mencionado faz propaganda positiva do candidato a prefeito, o Senhor Luiz Ribeiro (Luizinho), conforme os documentos e inclusive vídeos anexados aos autos, todavia, as notícias, estranhamente, não estão mais disponíveis para consulta no blog, visto que nos últimos 04 dias tais notícias foram TODAS retiradas, com o fito de emanar uma falsa imparcialidade”, declarou a coligação na representação enviada à Justiça Eleitoral.

Após apresentar as razões para a decisão, a juíza sentenciou pela suspensão da pesquisa. “ANTE O EXPOSTO, DEFIRO o pedido de tutela de urgência para SUSPENDER a divulgação da pesquisa cadastrada sob o nº PB-09571/2020 no PesqEle, com fundamento no §1º do art. 16 da Resolução 23.600/2019 – TSE e na Lei 9.504/97, sob pena de multa de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil duzentos e cinco reais), em desfavor dos representados para o caso de desobediência à presente determinação, podendo ser majorada posteriormente, se necessário, sem prejuízo, ainda, da responsabilização criminal.”

Da redação/ Com Click PB

Comentários