Professora e ativista: quem é Jill Biden, a nova primeira-dama dos EUA

Publicado em domingo, novembro 8, 2020 · Comentar 


Com o anúncio da vitória do democrata Joe Biden à presidência dos Estados Unidos, o país já tem, também, o nome da nova primeira-dama: Jill Biden. Professora há 30 anos, ativista pelos direitos das mulheres e pela educação, Jill já foi segunda-dama quando o marido era vice-presidente de Barack Obama, de 2009 a 2017.

Jill tem 69 anos e nasceu em Nova Jersey. Conheceu Joe Biden em 1975, aos 24 — os dois se viram pela primeira vez em um encontro às cegas. Se casaram em 1977 e são pais de Ashley, de 39 anos. Com sua primeira mulher, Neila, que morreu em um acidente de carro em 1972, ele também teve Naomi (que morreu no mesmo acidente da mãe, com 1 ano de vida), Beau (que morreu em decorrência de um câncer no cérebro em 2015, aos 46 anos) e Robert, de 50 anos.

A futura primeira-dama tem uma longa carreira como professora. Dá aulas de inglês desde 1991 e tem dois mestrados e um doutorado em educação, o último título pela Universidade de Delaware. Sua principal área de pesquisa está relacionada às universidades comunitárias e a atenção às necessidades dos alunos.

“Dar aulas não é o que eu faço. É o que eu sou”, disse em seu Twitter. Além do trabalho em faculdades, foi professora de uma escola comunitária até 2008, quando se mudou para o Washington após a eleição do marido.

Mesmo em uma nova cidade e já como segunda-dama, não deixou de trabalhar, o que é raro entre as mulheres que ocupam esse posto. O mesmo comportamento deve se repetir como primeira-dama, segunda a imprensa americana.

Em 2020, deixou de lecionar por um período para acompanhar o marido na campanha eleitoral.

Também é presidente da Biden Breast Health Initiative, uma ONG criada em 1993 que faz programas de conscientização sobre câncer de mama, realizando um trabalho entre meninas e adolescentes. Em 2007, ela participou da fundação da Book Buddies, que doa livros para crianças de baixa renda.

No período em que o marido foi vice de Obama, Jill se uniu a Michelle Obama em uma iniciativa para ajudar veteranos de guerra e suas famílias a acessarem programas educacionais e de acesso a vagas de emprego.

Ao falar de Jill, Michelle não economiza nos elogios. “É uma das pessoas mais sensatas que você vai conhecer, dentro ou fora da política. Ela é uma brisa de ar fresco sem qualquer arrogância. Ela é engraçada, e sempre pregava peças em sua equipe, como se esconder no compartimento de bagagem do avião para assustá-los”, disse a ex-primeira-dama. “Ela é apaixonada, leal e trabalhadora — como ela demonstrou ao continuar dando aulas em uma faculdade comunitária, sempre avaliando trabalhos em viagens longas para eventos oficiais”, declarou, em agosto deste ano.

Entre seus hobbies está a corrida: diz se exercitar cinco vezes por semana e já participou de maratonas.

Da redação/ Com UOL

Comentários