Barack Obama: ‘Não poderia estar mais orgulhoso de parabenizar nosso próximo presidente, Joe Biden’

Publicado em sábado, novembro 7, 2020 · Comentar 


Em pronunciamento oficial nas redes sociais, o ex-presidente dos EUA Barack Obama afirmou que não poderia estar mais orgulho de parabenizar o “próximo presidente, Joe Biden, e a vice-presidente, Jill Biden”.

Em texto oficial publicado no Twitter, o democrata afirmou que quando Biden chegar à Casa Branca em janeiro, vai enfrentar desafios que nenhum presidente enfrentou antes, como uma pandemia incessante, sistemas econômicos e de Justiça únicos, uma democracia em risco e o sistema climático em perigo.

“Sei que ele fará o melhor trabalho para o interesse de cada norte-americano, mesmo que ele tenha ou não recebido seu voto. Então, sugiro que os norte-americanos deem uma chance a ele. Essa eleição mostrou que nosso país ainda continua profundamente dividido”, afirmou Obama.

Obama concluiu o texto dizendo que “a democracia precisa mais de todos nós do que nunca”.

“Michelle e eu esperamos apoiar nosso próximo presidente e a primeira-dama sempre que possível”, disse.

Vitória de Biden

democrata Joe Biden passou a marca dos 270 delegados no Colégio Eleitoral neste sábado (7), segundo projeções de diversos veículos de imprensa. O número é suficiente para derrotar o republicano Donald Trump e se sagrar o 46º presidente dos Estados Unidos. Kamala Harris torna-se a primeira mulher vice-presidente do país.

Joe Biden agradeceu aos eleitores pelas redes sociais e afirmou que será um presidente para todos os americanos.

Autoridades mundiais repercutem projeção de vitória de Joe Biden

“América, estou honrado por ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas prometo o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim”, postou Biden no Twitter.

Embora não oficial, a projeção dos veículos de comunicação é suficiente para que a sociedade americana reconheça a eleição de um presidente (entenda como funciona), já que a contagem chega a demorar semanas e o sistema de colégio eleitoral permite saber antecipadamente quem será o vencedor

Quem foi Biden

A vitória de Biden marca o retorno de um democrata à Casa Branca após a saída de Barack Obama, que governou o país entre 2009 e 2017. Biden foi seu vice-presidente.

Casado com Jill Biden, Joe Biden nasceu em 1942 na Pensilvânia, em uma família católica. O democrata se notabilizou na política em 1972, quando, aos 29 anos, se elegeu para o Senado pelo estado de Delaware e se tornou uma das pessoas mais jovens a assumir o cargo na história dos Estados Unidos.

Da redação/ Com G1

Comentários