Estudantes se acorrentam na porta da reitoria da UFPB contra nomeação do novo reitor escolhido pelo presidente Bolsonaro

Publicado em sexta-feira, novembro 6, 2020 · Comentar 


Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se acorrentaram na porta da reitoria da instituição de ensino como forma de protesto após a nomeação do novo reitor. O protesto teve início no fim da noite desta quinta-feira (5), após um ato pacífico que aconteceu na universidade.

No início da manhã desta sexta-feira (06), quatro alunos permaneciam acorrentados a porta da reitoria.

O protesto acontece após o presidente Jair Bolsonaro nomear Valdiney, que foi o último colocado na lista tríplice na votação da consulta pública na instituição de ensino. A nomeação de Valdiney Veloso foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (05).

candidata mais votada na consulta foi Terezinha Domiciano da chapa 2, que obteve 964,518 votos. Em setembro, Terezinha afirmou que achou estranho o movimento considerado conservador que pedia a nomeação do terceiro colocado na consulta.

Valdiney Veloso não é o primeiro reitor menos votado escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele também nomeou  o professor Janir Alves Soares, como novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo como reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Fábio Josué Souza dos Santos foi nomeado reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Da redação/ Com Click PB

Comentários