sábado, 28 de novembro de 2020
SIGA-NOS

ALPB adere ao ‘Novembro Azul’ e reforça importância do exame de toque



Publicado em sexta-feira, novembro 6, 2020 · Comentar 

Durante todo o mês, a fachada da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) será iluminada com a cor azul, em alusão à campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. O portal da Assembleia também mudou de cor para alertar sobre a campanha e nas redes sociais da Casa o assunto está sendo abordado com informações sobre a importância do diagnóstico precoce.

A TV Assembleia também abraçou a causa e está com o tema em destaque na sua programação. Durante o programa “Vida Saúde”, é possível conferir uma série de reportagens sobre a doença, importância de cuidados preventivos, sintomas e tratamento. Já no “Viva Saúde”, o urologista e diretor Geral do Hospital Laureano, Thiago Lins, e o urologista e diretor da Urologia do Hospital Laureano, Fábio Martínez, esclarecem dúvidas sobre o exame de toque e sobre os cuidados necessários para prevenir a doença.

“É preciso falar sempre sobre o assunto. Só com informação conseguiremos mudar a realidade atual”, reforçou o presidente da ALPB, Adriano Galdino.

A iniciativa da Casa é uma maneira de chamar atenção para o combate à doença e para a quebra de tabus sobre o exame de toque. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada 38 minutos um homem morre devido a complicações do câncer de próstata, sendo a segunda maior causa de morte oncológica nos homens.

Em dez anos, 139 mil homens morreram no Brasil em decorrência da doença. Cento e trinta e nove mil homens que, por medo da “zoação”, sentiram-se constrangidos em realizar o exame e perderam a chance do diagnóstico e do tratamento precoce da doença, o que poderia aumentar as chances de cura em 95%.

“Os homens precisam aprender com as mulheres: visitar seu médico e ter um médico que possa acompanhar alterações fisiológicas. Nós nos expomos mais e nos cuidamos menos. É preciso mudar essa cultura”, alerta o urologista Fábio Martínez.

Da redação/ Com Portal Correio

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48