quinta, 03 de dezembro de 2020
SIGA-NOS

Hugo, goleiro do Flamengo: a maior revelação do futebol brasileiro em 2020



Publicado em quinta-feira, outubro 29, 2020 · Comentar 

Há muito tempo eu não me impressionava tanto com um goleiro no futebol brasileiro. Hugo, que fez sua estreia pelo profissional do Flamengo há um mês, completou nessa quinta-feira (28) seu 10º jogo pelo clube com uma apresentação sensacional na vitória sobre o Athletico Paranaense pela Copa do Brasil.

Com quase 2 metros de altura (1,96 m), Hugo Souza ou Neneca, fez quatro defesas difíceis, pegou um pênalti do atacante Walter, venceu duelo aéreo, não falhou e foi preciso nas reposições de bola. Em 10 jogos, ainda não perdeu pelo Flamengo (7 vitórias e 3 empates), e caiu completamente no gosto da torcida rubro-negra que sequer ousa pedir a volta do experiente Diego Alves — atualmente no banco de reservas.

Apesar de ser muito, Hugo vem mostrando muita elasticidade, ótimos reflexos, bom posicionamento e qualidade para sair jogando com os pés, algo pra lá de desejado no futebol atual. E o mais incrível disso tudo é que o goleiro enfrentou jogos complicados, de competições duríssimas, como Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, e sequer sentiu o peso, parecendo um veterano já.

É cedo para comparar, mas Hugo me lembra um pouco do goleiro Dida em seu começo de carreira. Discreto, frio e impressionante debaixo da trave. Nessas 10 partidas, o goleiro do Flamengo fez 38 defesas, 12 delas consideradas difíceis e defendeu 83% das bolas que chegaram, segundo as estatísticas do site SofaScore.

No Brasileirão, Neneca tem a 3ª maior porcentagem de bolas defendidas e já é o 3° também em defesas difíceis entre os goleiros da Série A (por todas as competições) desde sua estreia, no dia 27 de setembro contra o Junior Barranquilla, na Colômbia, pela Libertadores.

Sem contar os jogos do Campeonato Carioca, num comparativo com o goleiro Diego Alves, nas dez partidas realizadas por cada, Hugo apresenta números superiores, com mais defesas e uma porcentagem maior de bolas defendidas.

Convocado por Tite em agosto de 2019 para a seleção brasileira, quando tinha ainda 19 anos e estava o sub-20 do Flamengo, Hugo ficou no banco nas partidas contra Estados Unidos e El Salvador para ganhar experiência na época. Campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2016 e 2018, o goleiro vem crescendo a cada jogo e tem sua renovação de contrato (até 2025) encaminhada para os próximos dias.

Maior revelação do futebol brasileiro nessa temporada, Hugo tem tudo para estar na Copa de 2022 e em breve se tornar o melhor goleiro do Brasil.

Da redação/ Com UOL

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48