Início e reabertura de concursos públicos renova esperança da população na busca por emprego no Brasil

Publicado em segunda-feira, outubro 26, 2020 · Comentar 


Claramente, o segundo semestre de 2020 está sendo de retomada, não só no Brasil,
mas em alguns países do mundo. Entre o final de julho e começo de agosto, inúmeras atividades socioeconômicas estão voltando gradativamente após o período mais severo da pandemia de Covid-19. Com a redução nos índices de mortes e contaminações pelo novo coronavírus, áreas como economia; educação e, principalmente, a saúde começam a retomada de suas principais atividades, levando em consideração todas as recomendações dos órgãos de saúde – Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, no caso do Brasil – e respeitando protocolos de prevenção e combate à doença.

Dentre os setores que adotaram o processo de retorno seguro e paulatino, a
economia brasileira dá sinais de reação e atividades como os concursos públicos e
processos seletivos representam a renovação da esperança de milhões de cidadãos na busca por emprego e por melhores condições de vida.

Neste mês de outubro, são 93 certames com editais publicados e inscrições abertas
em todo o país. Ao todo, são 7.890 oportunidades de emprego para todos os níveis de escolaridade e salários de até R$ 20,5 mil. Além disso, há certames que estão em fase de aplicação de provas e de resultados, o que comprova o momento promissor e o cuidados que estão sendo tomados para que todas as fases de um concurso público sejam executadas de modo a preservar a integridade e a saúde de concurseiros e organizadores.

Na Paraíba, por exemplo, as provas objetivas do concurso da Câmara Municipal de
Mamanguape/PB, município que faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa e que dista 43 quilômetros da capital paraibana, foram realizadas em 4 de outubro. No ato da aplicação, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) – banca examinadora responsável pelo certame – adotou um forte procedimento de higienização e sanitização de ambientes e equipamentos utilizados na realização das provas, além de aferir a temperatura corporal de candidatos, fiscais, coordenadores e membros da Comissão Especial de Acompanhamento do Concurso Público.

Aparato de segurança utilizado pelo IDIB na realização de concursos públicos (Foto: IDIB) Na Paraíba, por exemplo, as provas objetivas do concurso da Câmara Municipal de Mamanguape/PB, município que faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa e que dista 43 quilômetros da capital paraibana, foram realizadas em 4 de outubro. No ato da aplicação, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) – banca examinadora responsável pelo certame – adotou um forte procedimento de higienização e sanitização de ambientes e equipamentos utilizados na realização das provas, além de aferir a temperatura corporal de candidatos, fiscais, coordenadores e membros da Comissão Especial de Acompanhamento do Concurso Público.

Também no estado paraibano, há outro certame em execução: o concurso público
da Prefeitura Municipal de Mari, que está com inscrições abertas até o dia 3 de novembro de 2020. Com um ótimo quantitativo de vagas e remuneração de até R$ 8.591, a Prefeitura de Mari/PB oferta 858 oportunidades de emprego para candidatos com formação de níveis fundamental, médio e superior.

Da Redação 
Com Assessoria 

Comentários