Curral de Cima lidera ranking da educação básica no Vale do Mamanguape

Publicado em sexta-feira, setembro 18, 2020 · Comentar 


O município de Curral de Curral de Cima atingiu a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) conseguindo se destacar entre as cidades do Vale do Mamanguape que compõem a 14ª Região de Ensino. A meta para o ano de 2020 seria uma média de 4,7 pontos, mas os trabalhos e o empenho da Secretaria de Educação, professores e servidores junto aos estudantes garantiu ao município uma média de 5,5 pontos, chegando muito próximo da média nacional que é de 5,7 pontos.

O candidato a reeleição, o prefeito Totó Ribeiro comemorou o índice atingido e disse que uma das prioridades no município sempre foi o acesso e a qualidade da educação oferecida aos curralenses. “Temos diversos projetos que foram desenvolvidos conjuntamente com outras secretarias o que nos garantiu melhorar a educação na nossa cidade. Apesar da boa avaliação, ainda temos muito a construir para garantir um ensino cada vez melhor”, afirmou.

A secretária de Educação, Ana Farias, lembrou que essa média nunca tinha sido atingida no município e aproveitou para agradecer a todos os servidores. “Quero parabenizar todos os professores efetivos e contratados, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas dos anos iniciais, especialmente àqueles das escolas que no ano 2019 participaram do Ideb. Gratidão a Deus, a todos que se empenharam com amor, zelo e dedicação, e a nossa gestão por atender a todos as nossas demandas pedagógicas e humanas”, destacou.

Avaliação – O (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

Da redação/ Com Blog do Lenilson Bala

 

Comentários