05 de agosto, dia nacional da saúde, homenagem a Oswaldo Cruz

Publicado em quarta-feira, agosto 5, 2020 · Comentar 


No Brasil a data instituída em 8 de novembro de 1971, pelo decreto de lei nº 5352, determinou como 5 de agosto o dia para ser dedicado à conscientização da população sobre o valor da saúde, é o Dia Nacional da Saúde.

Atualmente a organização da sociedade divide em grandes áreas o conhecimento e todos os aspectos da rotina das populações. Mas uma dessas áreas é essencial e permeia todas as demais: é a área da saúde.

A saúde envolve a vida, envolve a economia, ambiente, educação, segurança e tantos outros temas que completam a vida. As doenças já descobertas, as curas já desenvolvidas e a constante busca pelo bem-estar são ocorrências que movem nações e países em estudos e pesquisas.

De acordo com o secretário da Saúde, Beto Preto, a data é especialmente importante neste período de pandemia.

“Sabemos o quanto a saúde importa, o quanto precisamos nos cuidar e atentar sobre os cuidados. Mas desde que a pandemia da Covid-19 se espalhou pelo mundo, percebemos a importância da prevenção, dos estudos epidemiológicos e sanitários que podem modificar a vida das pessoas.”

disse Beto Preto, secretário da Saúde

Dia Nacional da Saúde: Sobre Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz teve a formação como médico, mas mais do que a atuação profissional no cuidado, foi um pesquisador reconhecido internacionalmente pelos trabalhos nas áreas de epidemiologia, sanitária e desenvolvimento de vacinas.

Entre as doenças que o médico se ocupou, estão febre amarela, varíola, peste bubônica, malária entre outras.

Da redação/ Com Ricmais

Comentários