Respiradores pulmonares são doados para o HU de João Pessoa e ampliam capacidade de UTI

Publicado em sábado, julho 18, 2020 · Comentar 


Seis novos respiradores pulmonares foram postos a funcionar nesta sexta-feira (18) no Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ampliando assim a capacidade de atendimento da unidade hospitalar de pacientes com Covid-19. Os equipamentos foram doados pela Epasa, que é uma empresa paraibana de produção de energia, e são orçados em R$ 372 mil.

Atualmente, o Hospital Universitário Lauro Wandeley dispõe de 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes confirmados de covid-19, mas essa capacidade de atendimento será ampliada para 18 com a chegada dos novos respiradores.

Isso porque, dos seis equipamentos doados, quatro irão reforçar o atendimento imediato. Por questões de segurança, um vai ficar na reserva para atender eventuais necessidades de substituição de aparelhos. O sexto equipamento será destinado à Enfermaria Covid-19. Assim, se todos os leitos de UTI do hospital estiverem ocupados, a equipe de saúde terá um equipamento disponível para possíveis intercorrências.

Os respiradores pulmonares chegaram ao Hospital Universitário no dia 7 de julho. Todo o material foi conferido pelo setor de engenharia clínica, que acompanhou o desembarque das caixas. O teste de funcionamento foi feito na presença de um técnico do fabricante, no dia 13, que atestou o bom funcionamento dos equipamentos.

Superintendente do Hospital Universitário, Flávia Pimenta destacou que “esses ventiladores vão permitir que a gente expanda a assistência aos usuários do SUS. Agora, nós poderemos atender a um número maior de pacientes nas UTIs, que são justamente os pacientes mais graves”.

Da redação/ Com G1 Paraíba

Comentários