Universidade Federal da Paraíba desenvolve inseticida natural que mata mosquito da dengue

Publicado em quinta-feira, julho 9, 2020 · Comentar 


Uma parceria entre pesquisadoras da Universidade Federal da Paraíba e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) conseguiu criar um inseticida natural que mata o mosquito da dengue em suas várias fases de desenvolvimento. Um defensivo natural para o Aedes aegypti é o foco de diversas pesquisas ao redor do país, mas a descoberta do maior centro de pesquisa paraibano é uma das mais desenvolvidas e eficazes até então.

– Estudante desenvolve inseticida à base de planta para combater o vírus da dengue

É através do extrato retirado da planta sisal que a pesquisadora da UFPB conseguiu chegar em um inseticida

“No processo de extração da fibra do sisal, é obtido também um suco, que compõe 95% da planta. A partir desses relatos, a Embrapa Algodão propôs parceria para descobrir as propriedades biológicas do extrato. A princípio, pretendia estudar a ação larvicida, mas a pesquisa cresceu”, explicou a professora Fabíola Cruz, responsável pela pesquisa e membra do departamento de biologia celular e molecular da UFPB, à revista da universidade.

– Biólogo brasileiro cria armadilha inovadora contra mosquito da dengue

Descoberta de Fabíola Cruz pode ser uma passo em frente no combate à dengue, que matou mais de 750 brasileiros no ano passado

Mistura com água ou desidratado em pó, o extrato de sisal é capaz de conter a reprodução dos insetos, combatendo-os desde a fase larval até a adulta. O defensivo não é agressivo para os animais e nem para as plantas, se tornando um grande aliado para nossa luta contra dengue, chikungunya e zika vírus. Agora, a missão é encontrar uma empresa que produza o inseticida em larga escala.

– Inspirado nos índios, casal brasileiro cria repelente natural contra dengue e zika

Da redação/ Com Hypeness

Comentários