Luíza deve ‘apadrinhar’ mais um e eleger vereador em Sapé/PB

Publicado em domingo, julho 5, 2020 · Comentar 


A popularidade de Maria Luzia em Sapé ainda é forte, apesar de não ser a mesma devido as idas e vindas protagonizadas pela ex-prefeita ao longo de cerca de 16 anos de atividade política na terra de Augusto dos Anjos.

A cada eleição a ex-prefeita escolhe um ‘felizardo’ para receber seu apoio e consegue elegê-lo (a) para o legislativo sapeense. Exemplos não faltam para expor a força política de Luiza. O curioso é que após o resultado das urnas os seus escolhidos sempre a deixam no meio do caminho e seguem carreira solo.

Em 2008, Luiza abraçou a campanha de Jane Barbosa e conseguiu elegê-la vereadora com 867 votos, desbancando nomes já conhecidos do povo, como Zé Birato que obteve menos votos que ela.

Nessa eleição de 2008 Luiza tentava a reeleição mas foi derrotada por João da Utilar que obteve 10.204 contra seus 7.697 votos. A sua gestão  em declínio, desgastada Luiza não conseguiu ter o sucesso de 2004 quando foi eleita como a esperança para Sapé.

Reportagem especial da Revista EXPRESSO, edição de n° 52 , traçou a caminhada de Luiza desde a prefeitura de Sobrado até a sua entrada ‘triunfante’ na política sapeense até o declínio dos dias atuais.

Apesar dos dessabores políticos quando o assunto é a disputa pelo executivo, Luiza tem se mostrado cabo eleitoral influente para qualquer candidato a vereador. Em 2012, por exemplo, quando já não tinha o comando da prefeitura e andava com prestigio arranhado na opinião pública, a ex-prefeita mostrou que seu poder de fogo ainda estava em alta quando elegeu uma pessoa tida como desconhecida de Sapé para o parlamento, falamos da vereadora Lalinha.

A felizarda de Luiza obteve 542 votos, se tornando a 11ª colocada na disputa pela câmara municipal. Quatro anos depois, sem o apoio da ex-prefeita, Lalinha não conseguiu a reeleição e obteve apenas 157 votos.

Em 2016 a história volta a se repetir e a ex-prefeita hipotecou seu apoio ao já vereador Elton Serafim (PDT) e a reeleição do parlamentar dada como incerta até então se tornou possibilidade real para se manter no parlamento sapeense. Em 2012, Elton foi eleito com 570 votos e com o apoio de Luiza saltou para 898.

Nessa eleição, o anuncio oficial do apoio da ex-prefeita para uma candidatura ao parlamento é esperado com expectativa, porque pelo histórico certamente o ‘felizardo’ deve se considerar com cadeira certa na Câmara Municipal e Luiza deve passar por mais um teste de sua liderança.

Da Redação 
Do ExpressoPB/Sucursal Zona da Mata

Comentários