SIGA-NOS

Secretário prevê que distanciamento social na Paraíba deverá ir até o dia 17

Secretário de Saúde

O que estava previsto pelo governo do Estado da Paraíba está acontecendo. O pico de incidência do novo coronavírus no Estado começa a dar sinais neste final do mês de abril e, segundo as análises feitas, deve continuar até meados do mês de maio.

A informação é do secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros. À Rádio Campina FM, ele destacou que este período também será pico para os casos de morte e que há uma alta velocidade na ocupação dos leitos de UTI, que até a terça-feira, 28, estava em uma faixa de 50%.

Apesar disso, disse Geraldo, “há uma margem de segurança”.

– Como observamos a ocupação de leitos nos últimos quatro dias, há uma tendência que em maio tenhamos um aumento substancial no número de casos confirmados e mortes na Paraíba, reforçando ainda mais a importância do isolamento domiciliar, que é um dos pilares para combater o contágio do coronavírus, além do uso de máscaras – disse.

Geraldo contou ainda que não se pode pensar em flexibilização das medidas de isolamento até, ao menos, o dia 15 de maio. Como dia 15 de maio cai numa sexta-feira, na prática o distanciamento social deverá ir até, no mínimo, o dia 17.

Após isto, já há um plano de retorno gradual das atividades econômicas no Estado.

“Mas, até essa data, achamos essencial o distanciamento social”, frisou.

O gestor estadual ainda ressaltou que as decisões do Estado estão submetidas às orientações de sanitaristas mundiais e pela Organização Mundial da Saúde.

Da Redação
Com Paraibaonline

Comentários