SIGA-NOS

Bolsonaristas usam fake news do “primo do porteiro” para desacreditar coronavírus

Uma das histórias mais disseminadas nas redes sociais brasileiras nas últimas 48 horas conta que um pneu estourou, “matou o primo do porteiro” e, no atestado de óbito da vítima, consta que ele faleceu de coronavírus.

A informação tem sido difundida por conhecidos perfis bolsonaristas — sobretudo os chamados ‘olavistas’, considerados da ala mais radical de apoio ao governo. Trata-se, no entanto, de uma fake news, como mostrou o site E-Farsas.

Em algumas postagens, o rapaz que morreu seria um porteiro. Em outras, seria caminhoneiro. Em outras, borracheiro. Como mostou o ‘E-Farsas’, o CPF não corresponde com o nome informado em algumas das imagens passadas nas redes sociais.

A fake news está sendo utilizada para desacreditar o número de mortes por coronavírus no Brasil. Apoiadores do governo e o próprio presidente da República debocham da doença com frequência.

No Twitter, diversos perfis, alguns com poucos seguidores, replicaram a mesma mensagem praticamente ao mesmo tempo, o que indica o uso de robôs. “Gente! O primo do porteiro aqui do prédio morreu pq foi trocar o pneu do caminhão e o pneu estourou no rosto dele. Receberam o atestado de óbito como se fosse o covid-19. Eles estão indignados”.

No WhatsApp, foi espalhado o suposto atestado de óbito com um áudio de um homem afirmando o seguinte: “Esse amigo meu faleceu segunda-feira, ele era borracheiro. E o pneu de caminhão estourou, com ele fazendo o serviço. E ele foi socorrido para o hospital.”

“Agora o que nos intriga, veja aí o atestado de óbito, a conspiração triste para derrubar o governo Bolsonaro, ou seja, a maioria das pessoas que estão morrendo no estado estão colocando no laudo que é coronavírus. E eu tava lá, eu vi, o acidente foi um pneu que estourou no cara”, complementa.

Saiba mais: https://www.e-farsas.com/pneu-estoura-e-mata-o-primo-do-porteiro-mas-atestado-de-obito-e-de-coronavirus-sera.html

Da Redação 
Com Pragmatismo Político 

Comentários