ENTREVISTA/ Secretário de Saúde de Caiçara comenta sobre o trabalho na pasta e sobre sua possível candidatura

Publicado em terça-feira, março 17, 2020 · Comentar 


A Entrevista da edição de nº 60 da Revista EXPRESSO é com o Secretário de Saúde da cidade de Caiçara, região metropolitana de Guarabira, Junior Menezes. Nessa conversa com a EXPRESSO o secretario fala de seu trabalho na pasta e sobre o seu  futuro político.

Veja a seguir a entrevista na íntegra:

ENTREVISTA 

Junior Menezes

“Nossa gestão buscou descentralizar e distribuir os serviços de saúde, dando mais acesso e oportunizando mais atendimentos ao cidadão”

 

O jovem Secretário de Saúde da pequena cidade de Caiçara tem um portfólio para apresentar a sociedade quando o assunto é trabalho. A frente da pasta por três anos, Junior Menezes faz uma avaliação dos serviços oferecidos a população, em entrevista a EXPRESSO, anuncia sua pré-candidato a vereador e enaltece o prefeito Hugo Alves: “, homem sério e responsável com erário”. Leia a seguir na íntegra a entrevista:

RE – Como gerir uma pasta de grande complexidade com a escassez de recursos enfrentados pelos municípios na atualidade?

Junior MenezesInevitável falar de saúde sem mencionar a escassez de recursos, uma cidade como Caiçara, por exemplo, recebe apenas R$ 3.600 para compra de medicamentos para farmácia básica, onde na verdade só em 2019 ultrapassamos os 200.000,00 reais com compra de medicamentos. E por ai vai, o que o município hoje recebe para custear um PSF não dá pra pagar nem o salário do médico, mas ai tá o segredo da nossa gestão, planejar e programar as principais prioridades, e sempre ouvir o cidadão e se colocar no lugar do povo; daí que surgem nossas metas e estratégias para buscarmos uma saúde melhor para o Caiçara.

RE – Quais são os serviços oferecidos pela Secretaria para atendimento à população?

Junior Menezes  – Caiçara hoje mantem todas as Unidades Básicas de Saúde com médicos, enfermeiros e dentistas, como os demais membros da equipe da família, garantindo um atendimento continuado e de qualidade ao cidadão.

RE – O que você destacaria nesses três anos à frente da Secretaria de Saúde como um serviço que se diferencia dos serviços de saúde oferecidos nos municípios da região?

Junior Menezes  – Nossa gestão buscou descentralizar e distribuir os serviços de saúde, dando mais acesso e oportunizando mais atendimentos ao cidadão, além dos médicos nas unidades básicas, temos um médico para acompanhamento de gestantes que precisam de mais atenção; assim como, médico para realizar pequenos procedimentos cirúrgicos, dando conforto ao usuário. Temos também médicos especialistas em urologia, ginecologia, cardiologia. Assistimos ainda a população com exames de eletrocardiograma e risco cirúrgico, e ofertamos um quantitativo de 160 ultrassonografias em geral todos os meses, estendemos o atendimento odontológico aos sábados, sem falar no nosso laboratório de análises clinicas que atinge a média de 12 mil exames laboratoriais por ano, onde realizamos coleta de sangue na cidade e na zona rural. Temos diversos planos para 2020, assim como tivemos em 2019, onde por exemplo reformamos uma belíssima sala de reabilitação e a sala de teste do pezinho, evitando que as mamães precisem se locomover para os hospitais mais próximos. Como também realizamos aquisição de uma VAN exclusiva para transportar pacientes todos os dias para tratamento em João Pessoa, onde chegamos a 5 mil agendamentos de transporte em 2019.

RE – Alguns municípios possuem atendimento 24h nas unidades de saúde, como vocês tem tratado esse serviço?

Junior Menezes Caiçara já teve Hospital, mas por decisão do Governo do Estado, o mesmo foi fechado por falta de recurso do Governo a muitos anos, porém mantemos o Centro de Saúde em funcionamento, um serviço com enfermeiras, e transporte 24 horas por dia e sete dias por semana com ambulância prestando os primeiros socorros quando as unidades Básicas estão fechadas.

RE – Quais são os planos e projetos para esse ano de 2020?

Junior MenezesPretendemos inaugurar o CAPS, realizar aquisição de um veículo mini van, para dar mais assistência aos pacientes que fazem tratamento de saúde fora do município, em sua grande maioria João Pessoa, implantar um novo serviço especializado em procedimentos de média complexidade em odontologia, e se DEUS quiser construir uma nova Unidade Básica de Saúde.

RE – Com um trabalho bem feito na saúde de Caiçara, não desponta vontade de disputar um cargo eletivo?

Junior MenezesAté então, nunca tinha imaginado disputar cargo eletivo, mas após três anos a frente da secretaria de saúde, vários amigos começaram a me abordar e me incentivar a colocar o meu nome a disposição do povo, e após ouvir minha família e amigos próximos, decidi sim, hoje sou pré-candidato a Vereador em Caiçara e estarei à disposição do povo e do grupo o qual faço parte.

RE- No geral, qual a avaliação que você faz da gestão do prefeito Hugo Alves? O grupo está confiante na reeleição?

Junior Menezes – O prefeito Hugo Alves está em sua terceira administração, homem sério e responsável com erário, tem respeito ao cidadão e gosta de gerir, até porque é formado em administração e já ocupou por mais de uma década cargos importantes a frente de grandes bancos, a exemplo do Bradesco; com essa experiência e determinação, posso afirmar que ele faz sua melhor gestão pública no momento. Caiçara hoje se transformou em um canteiro de obras, entrando e saindo da cidade, se ver trabalho. Por esse motivo nosso grupo está confiante e temos credibilidade para disputar uma reeleição, e com FÉ EM DEUS E NO POVO, VAMOS VENCER.

Da Redação 
Do ExpressoPB/Editoria REVISTA EXPRESSO

Comentários