Exaltando a força da mulher negra, Viradouro é a campeã do Carnaval Carioca

Publicado em quarta-feira, fevereiro 26, 2020 · Comentar 


Exaltando as Ganhadeiras de Itapuã, a Unidos do Viradouro alcançou o seu segundo título do Grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro de 2020. A vermelha-e-branco de Niterói, vice no ano passado, conseguiu superar uma dura disputa em um dos carnavais mais equilibrados dos últimos anos.

Na estreia de Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira, o que se viu foi um show de luxo na Sapucaí. Com uma comissão de frente trazendo uma sereia, a escola impressionou logo de início.

A força da comunidade de Niterói, que cantou o samba do início ao fim e fez a Sapucaí ecoar o refrão “Ó mãe, ensaboa, pra depois quarar”, foi o ponto alto do desfile e o que garantiu o título da Viradouro.

A força da mulher negra foi destaque no desfile, que tratava das ganhadeiras, escravas que comercializavam produtos em que a maior parte do excedente vendido era devolvido aos senhores.

A apuração

A apuração foi disputada do início ao fim, como previsto pela crítica, que apontava oito escolas como candidatas ao título. Desde o início a Viradouro se colocou na briga com a Grande Rio e a Beija-Flor, mas acabou garantindo o título no penúltimo quesito após não perder pontos em Evolução.

Vice-campeonato

Por conta dos décimos perdidos com um buraco aberto na avenida, a Grande Rio, vencedora de diversos prêmios da crítica carnavalesca, acabou amargando mais uma vez a segunda colocação.

A escola de Caxias apostou em uma homenagem ao sacerdote de candomblé Joãozinho da Gomeia, que apareceu na avenida com suas diversas facetas e lendas. Exaltando o elo com a religião, o papel de promotor cultural em sua época, a proximidade que teve no meio politico e a paixão pelo carnaval, o Tatá Londira brilhou na Avenida, mas não levou.

Da Redação 
Com Forum 

Comentários